Seminaristas da Diocese de Picos participam de Estágio Pastoral em Francisco Santos

Todos os seminaristas da Diocese de Picos participarão de 21 de janeiro a 01 de fevereiro do Estágio Pastoral que acontece no município de Francisco Santos. Durante estes dias, diversas atividades serão realizadas nas comunidades da cidade, como acolhidas, Missas, visitas, orações, vivência missionária, troca de experiências, etc. A chegada dos seminaristas, Padres e Bispo, acontece nesta terça-feira (21), a acolhida será no Cruzeiro e em seguida a Missa de abertura acontecerá na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria.

PROGRAMAÇÃO DO ESTAGIO PASTORAL

O Padre Edivaldo dos Santos Silva pároco da Paróquia de São Sebastião, com sede em Patos do Piauí, e promotor vocacional da Diocese de Picos, ressalta que o Estágio Pastoral é uma experiência na qual os seminaristas deixam de estudar os livros no seminário e passam a conhecer a vida do povo de Deus com os quais irão conviver quando forem Padres.

“Este espaço de encontro com as pessoas favorece grande aprendizado e ao mesmo tempo cada comunidade toma consciência de que é responsável pela formação dos futuros padres da Diocese. Este ano o campo de missão que os seminaristas escolheram foi a Paróquia Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos. O estagio terá inicio na manhã do dia 21 com a Santa Missa direto da Matriz de Francisco Santos e se estenderá até o dia 01/02. Este período é marcado por visitas, celebrações, formações e muita animação da vida de fé do povo de Deus”, explicou o Padre Edivaldo Silva.

Irão participar do Estágio Pastoral os seminaristas Carlos Alves, Maurício Carvalho, Állef Carvalho, Bruno Manoel, Francisco de Assis, Felipe Afonso, João Paulo, Tenório Neto, Fernando Pereira, Renan Silva, Carlos César, Regis Moura, José Noé e os diáconos, Vanderlan Silva e Marcos Vinicius.

O diácono Marcos Vinicius explica que ele, e Vanderlan Silva participam do Estágio Pastoral com os seminaristas, só que este ano de maneira diferenciada, pois ambos já foram ordenados diáconos.

“Como diáconos iremos acompanhar mais diretamente o senhor Bispo, visitar os doentes, estar mais próximo do Padre Edivaldo também, e vamos acompanhar os seminaristas naquilo que for necessário nas comunidades. O estágio dos diáconos é um estágio diferente do que nós já estávamos acostumados a vivenciar, vai ser de maneira muito intensiva, nas comunidades, nos interiores, nas famílias, fazendo missão”, destacou o diácono.

O seminarista, Renan Silva, neste ano, ingressará no 1º Ano de Filosofia. O Estágio Pastoral para ele é uma oportunidade para conhecer a realidade das pessoas inseridas nas mais diversas comunidades, neste caso específico, em Francisco Santos.

“Para nós que estamos em estado permanente de formação, este período é uma oportunidade ímpar, onde temos a oportunidade de partilharmos as informações, conhecer experiências, e a realidade pastoral do povo deste município. Convido a todos que são de Francisco Santos e os que não são, para participarem conosco, celebrarem e vivenciarmos este momento”, falou o seminarista.

Por: Isael Pereira – Assessor de Comunicação.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email