SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOSÉ

O Seminário Propedêutico São José, pertencente à Diocese de Picos, é uma casa de formação que acompanha e prepara os jovens vocacionados ao sacerdócio ministerial. A formação dos seminaristas abarca várias dimensões da vida humana e extremamente necessárias para o desempenho da ação evangelizadora da Igreja, a saber: pastoral, espiritual, intelectual, humano-afetiva e comunitária.

Com essa dinâmica, os seminaristas são introduzidos nas atividades próprias do Seminário, favorecendo a disciplina, o amadurecimento e a vocação. Os passos subsequentes acontecem no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina – PI, com os cursos de Filosofia e Teologia, realizados no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI).

O Seminário Propedêutico São José foi criado no dia 26 de dezembro de 2023, por Decreto de S. Ex.ª Rev.ª Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, e instalado no dia 25 de janeiro de 2024, Festa litúrgica da Conversão de São Paulo, Apóstolo. O mesmo está situado na Rua Santa Rita, n1185, Bairro Canto da Várzea, na cidade de Picos – PI.

Essa experiência já foi vivenciada na Diocese de Picos com o antigo Seminário Menor. Mas agora, num gesto de continuidade, ela ganha um novo impulso e atende ao anseio da comunidade católica de participar, de maneira mais próxima, da formação dos futuros padres.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email