Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus (Teologia)

O Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, da Província Eclesiástica do Piauí, é a realização de um sonho de nosso Episcopado do Piauí.

Sua finalidade é a formação específica dos candidatos ao presbiterato das dioceses do regional Nordeste IV, podendo eventualmente receber candidatos de outras dioceses.

A fundação e instalação do mesmo aconteceram no dia 05 de março de 1983, na ocasião em que foi celebrada a Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Freitas Falcão, e concelebrada pelos Bispos do Piauí.

Foi aberto com 24 seminaristas, tendo como reitor o Pe. José González Alonso e como diretor de estudos o Pe. Raimundo José Airemorais Soares. Sem sede própria, funcionou inicialmente, onde atualmente é o Centro Guadalupe, na Vila Operária, enquanto as aulas eram ministradas no Edifício Paulo VI.

No dia 19 de agosto de 1984, foi inaugurada a sede própria do seminário, situada à Rodovia Palmeirais – PI 130, Km 08, Teresina – PI.

Em 1994 o Seminário foi dividido em duas casas; permanecendo a sede inicial como casa de teologia e a casa Dom Edilberto Dinkelborg, no Angelim, como casa de Filosofia. As duas casas constituem o Seminário Maior do Piauí e aos poucos foi se formando o Centro de Estudos do mesmo. Este centro de Estudos passou a se chamar ICESPI (Instituto Católico de estudos Superiores do Piauí), que foi criado no dia 30 de junho de 2004 sendo mantido pela Associação Piauiense de Cultura Superior (SOCULTURAS), e no dia 23 de fevereiro de 2007 ocorreu solenemente a inauguração das instalações do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI).

EQUIPE DOS FORMADORES

Reitor: Pe. Antônio de Oliveira Soares (Diocese de Parnaíba);

Vice-Reitor: Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho (Diocese de Picos);

Diretor Espiritual: 

Fernando Pereira dos Santos
Felipe Afonso de Sousa Araújo

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email