Teve início ontem, 30 de junho, e segue até este sábado, 02 de julho, no Centro de Pastoral Padre Tony Batista, em Teresina – PI, a XXVI Assembleia Regional de Pastoral.
Nesta sexta-feira (01), segundo dia da assembleia, a programação iniciou-se com a oração da manhã conduzida pela Diocese de Floriano. A temática do dia começou com o Jurista, Marcelo Mascarenhas, que fez uma análise de conjuntura do atual momento vivido no Brasil ressaltando a situação da crise sócio-política e suas consequências na vida do povo.
A seguir, o Assessor Nacional da CNBB, Padre Geraldo Martins Dias, abordou o tema central da assembleia “Misericórdia, justiça e paz”, chamando atenção para as três palavras que constitui os pilhares da ação da Igreja. Para o sacerdote, a motivação do tema é a proposta do Papa Francisco sobre o Ano da Misericórdia que conclama a Igreja a sentir a misericórdia de Deus para com todos.
“Se nós também não vivermos a misericórdia entre nós, nós não vivemos a fidelidade do evangelho, é a partir da vivencia da prática da misericórdia que nós podemos construir uma justiça que resgate os valores, que reconstrói a vida humana, e este é o caminho seguramente para a gente reconstruir a paz”, afirmou Padre Geraldo Martins.
Na ocasião, o Bispo Coadjutor da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez da Silva Sousa, fez uma exposição sobre o Documento 105 – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, sal da terra e luz do mundo (Mt, 5,13-14)) abordando os aspectos relevantes do documento.
“Esse documento é um fruto dos trabalhos dos leigos que foi aprovado pelos bispos na 54ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril, em Aparecida – SP. No documento os bispos manifestam os sentimentos de alegria, admiração e agradecimento pela presença dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, disse Dom Juarez.
Após a análise e estudos os participantes se reuniram em grupos onde sugeriram pistas de ação ou compromissos para ajudar as dioceses do regional na prática da misericórdia, justiça e a paz.
Com a presença dos bispos do Piauí, presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e religiosas de vida consagrada, cristãos leigos e leigas e demais representações das Dioceses do Estado, a programação do dia encerrou-se as 21 horas com uma plenária.
Veja aqui todas as fotos.