Segundo dia da Assembleia Regional de Pastoral é marcado por reflexão sobre a missão da família

O segundo dia da Assembleia iniciou em clima orante com a oração da manhã conduzida pela a Diocese de Picos. A seguir, o casal palestrante Ricardo e Benta da arquidiocese de Teresina fez uma reflexão acerca do tema “A realidade e os desafios da família hoje” a partir do capitulo II da Exortação Apostólica Amoris Laetitia que apresenta a realidade e os desafios da família nos tempo de hoje.

De forma dinâmica, o casal destacou o matrimonio dando testemunhos sobre a vida conjugal. “Esperamos com essa nossa reflexão e partilha ter ajudado a assembleia a refletir e tomar decisões pastorais de forma organizada para que possamos estar mais próximos da família ajudando a vencer essas crises influenciadas por essas culturas que estão aí e que não são cristãs”, disse Ricardo Lima.

Continuando a temática central, “Vocação e missão da família no mundo contemporâneo”, Dom Marcos Tavoni apresentou três pontos que facilitam a compreensão da Exortação Apostólica Amoris Laetitia colocando em evidencia os desafios e as propostas pastorais apontadas na exortação.

A programação da tarde iniciou-se com o estudo do Documento “MITIS IUDEX DOMINUS IESUS”, assessorado pelo bispo emérito, Dom Alfredo Schafller, que evidenciou os casos que merecem uma atenção especial da Igreja, no que tange as situações que atentam contra a estabilidade matrimonial.

O bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, apresentou um vídeo produzido pela Diocese em que retrata a realidade das populações residentes no sudeste piauiense e que são atingidas pelos grandes projetos econômicos da energia eólica, da exploração do minério de ferro e também dos impactos causados pela ferrovia Transnordestina.

Após a apresentação do documentário, em vídeo, sobre essa realidade, foi oficializada a escolha da Diocese de Picos para sediar a 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. A confirmação foi anunciada pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. A data ficou definida para os dias 14 e 15 de julho de 2018 na cidade de Paulistana – PI.

A programação do dia concluiu-se com a Celebração da Eucaristia seguida de um jantar de confraternização.

Veja aqui, todas as fotos!

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email