Regional Nordeste 4 realiza a 29ª Assembleia Regional de Pastoral

Entre os dias 04 e 06 de julho de 2019, aconteceu, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina – PI, a 29ª Assembleia Regional de Pastoral. No evento, estiveram presentes os bispos da CNBB Regional Nordeste 4, padres de todas as dioceses da Província Eclesiástica, além de seminaristas, religiosos, religiosas na vida consagrada, leigos e leigas, representando os organismos pastorais em que se integram.

A Assembleia é realizada uma vez por ano e trata de assuntos relacionados à vida da Igreja. Na ocasião, foram abordadas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023, propostas na 57ª Assembleia dos Bispos, ocorrida no mês de maio deste ano, em Aparecida – SP. Essas Diretrizes têm como objetivo apontar caminhos pastorais que correspondam às necessidades do povo de Deus, facilitando o seu desempenho da fé em meio à sociedade.

O Mons. Luís Antonio Catelan, membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, assessorou o encontro e falou sobre os “pilares”: palavra, pão, caridade e ação missionária, configurando uma Igreja em saída. O Assessor, com base em alguns números do documento acima citado, destacou que a sociedade hodierna como um todo vive marcadamente a cultura urbana, a qual distancia as pessoas e impede a vivência da vocação cristã, pelos meios diversos de isolamento e a superficialidade tão presente nos dias atuais. De acordo com ele, é necessário ressaltar na comunidade os aspectos comunitário e missionário, para que a Igreja, casa do anúncio e espaço familiar, continue no firme propósito de levar Jesus onde se fizer necessário.

Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo diocesano de Parnaíba – PI e Presidente da CNBB Regional Nordeste 4, manifestou a alegria de vivenciar mais este momento de encontro e partilha. O Bispo destacou, ainda, a importância da Assembleia, já que se trata de uma forma clara de comunhão entre as dioceses do Piauí.

Fotos: CNBB Regional NE 4

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email