Em preparação para a Semana da Família 2017, que este ano traz como tema: “Família: uma luz para vida em sociedade”, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Picos, realizou na manhã desse sábado, dia 29 de julho, no salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis no Bairro Junco, um encontro formativo para os agentes da Pastoral Familiar e de Conselhos Comunitários. O evento contou com a participação de agentes de diversas paroquias, áreas pastorais e comunidades da Diocese de Picos.
Estiveram presentes os padres: Sebastião Francisco dos Santos, anfitrião do encontro, Marcos Roberto Vieira, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos, Paulo Henrique da Silva Oliveira, vigário paroquial na Área Pastoral São João Batista em São João da Canabrava, Gregório Leal Lustosa, diretor espiritual da Pastoral Familiar e pároco da Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em Fronteiras e os seminaristas: Francisco Ramires Barros Moura e Marcos Vinícius Rocha Araújo.
Primeira parte – Hora da Família
A programação teve inicio com acolhida, credenciamento e apresentação dos participantes; em seguida, o casal coordenador da equipe diocesana Gleison Bezerra e Yonara Goveia, conduziu a oração de abertura; na sequencia o diretor espiritual da Pastoral Familiar, Pe. Gregório Leal deu continuidade ao encontro fazendo uma apresentação do livreto Hora da Família, subsídio indicado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
Durante a exposição, o Pe. Gregório Leal, ressaltou a importância de celebrar bem, em cada paróquia, todos os sub temas sugeridos para a Semana da Família. 1º Encontro: O perfil mariano da Igreja; 2º Encontro: A família; 3º Encontro: A necessária mudança de mentalidade e de estrutura; 4º Encontro: Igreja, comunhão na diversidade; 5º Encontro: O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação; 6º Encontro: Serviço cristão no mundo; 7º Encontro: A família promotora da misericórdia na sociedade. Ao término da fala do Pe. Gregório houve um intervalo para o lanche.
Segunda parte – Amoris Laetitia
No retorno do lanche, os seminaristas Francisco Ramires e Marcos Vinícius, deram continuidade ao encontro com uma exposição da exortação apostólica Amoris Laetitia – sobre o amor na família, do papa Francisco. De forma didática, clara e objetiva conseguiram apresentar as principais preocupações da Igreja a respeito da família contemporânea. Ficou evidente a partir das explicações, a necessidade que cada família possui de conhecer a exortação apostólica Amoris Laetitia, estudá-la, aplicar os ensinamentos no dia a dia e compartilhar com outras famílias.
Conclusão
Ao final do encontro, houve um momento de partilha, onde alguns dos participantes contaram o que fazem e como fazem para celebrar a Semana da Família. Por sua vez, o Pe. Sebastião exortou a todos, que ao retornarem a suas paróquias procurem fazer uma articulação junto aos Conselhos Comunitários, para que estas celebrações possam chegar ao maior número possível de comunidades e famílias. Após a oração e benção final conduzida pelo Pe. Paulo Henrique foi servido o almoço aos participantes.
Segue abaixo algumas sugestões de como celebrar a Semana da Família na Diocese de Picos:
Articulação Paroquial
É indispensável uma articulação junto aos conselhos, as diversas pastorais, os movimentos, escolas e serviços existentes na área geográfica da Paróquia. Considerando os desafios que a família enfrenta, se faz necessária uma cobertura universal e participativa envolvendo a todos que enxergam a família como um grande Dom de Deus.
Celebrações e Orações
Este é um tempo oportuno para rezar em família e pela família. Por isso, o subsídio a Hora da Família possui celebrações, consagração e leitura orante da Palavra de Deus. Recomenda-se que por ocasião da Semana da Família, faça-se a abertura e o encerramento com uma celebração da Santa Missa.
Visitação
O Papa Francisco tem insistido em sermos uma Igreja em saída. E quando se refere a Pastoral Familiar não é diferente. Francisco nos exorta a viver uma pastoral missionária. Na prática significa promover e incentivar programas de visitas com benção das casas, entrega de oração e de consulta a aqueles que andam distantes da Igreja, para saber se aceitam receber a celebração da Semana da Família.
Família nas ruas
É oportuno de acordo com a realidade paroquial, que se faça carreata pelas principais ruas da cidade, utilizando carro de som com reflexões e musicas sobre família.
Utilizar os meios de comunicação
Os agentes da Pastoral Familiar precisam fazer uso dos meios de comunicação, seja ele o jornal impresso, o rádio, a TV, os sites e claro as redes sociais. De maneira particular devem potencializar o uso dos meios que a Paróquia e a Diocese possuem para ampliar cada vez mais as ações e reflexões em prol da família.
Formação
Organizar e promover encontros formativos voltados para pais e mães junto às escolas e a catequese.
Ação social
Durante as celebrações da Semana da Família, é importante observar de maneira especial, as famílias que passam por dificuldades financeiras. Desta forma, deve-se realizar a cada encontro um gesto concreto para atender ao menos alguns desses casos. O gesto pode se dá com arrecadação de alimentos e posteriormente a divisão entre as famílias necessitadas.
Momento de lazer
Ao término das celebrações, as equipes podem e devem promover um momento de partilha de experiências e de confraternização, envolvendo especialmente seus familiares.
Semana da Família na Diocese de Picos
Em reunião com integrantes da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar e o bispo Dom Plínio José Luz da Silva, ocorrida no dia 5 de junho de 2017, foi acolhida a sugestão de mudança no calendário de celebrações da Semana Nacional da Família na Diocese de Picos. Com a mudança, a Semana da Família passa a ser celebrada de 20 a 27 de agosto. Para referendar a decisão a equipe realizou uma consulta ao Clero no dia 23 de junho, após a Missa que aconteceu na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus.
A decisão foi tomada pensando a unidade diocesana, tendo em vista que as Paróquias: Nossa Senhora dos Remédios – Catedral, Nossa Senhora dos Humildes – Paulistana, e Nossa Senhora do Patrocínio em PIO IX, sempre ficam de fora do calendário nacional, por celebrarem no mesmo período suas respectivas padroeiras. Assim, considerando o fato de que as demais paroquias não possuem impedimento para seguirem a mudança sugerida, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, recomenda que celebrem e vivam a Semana da Família com profunda espiritualidade no período de 20 a 27 de agosto de 2017.
Neste período os encontros também serão realizados das 7:30 às 8:00hs da manhã, no Programa Comunicação e Vida, que vai ao AR de segunda a sexta – feira pela Rádio Educativa de Picos – Cultura FM.