A Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude juntamente com os Coordenadores Paroquias e Assessores estiveram reunidos neste final de semana (13 e 14/02), em Picos, num Encontro de Formação.
Durante o encontro vários temas foram estudados, entre eles, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, o Ano da Misericórdia e o projeto Rota 300. Temas estes, de grande relevância para a juventude e para a sociedade.
A Campanha da Fraternidade traz como temática a garantia do direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o empenho de todos por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum. O Ano da Misericórdia proporciona a todos o arrependimento dos pecados para acolher a Misericórdia de Deus e o projeto Rota 300, favorece ações e experiências missionárias significativas para os jovens animando-os no engajamento em suas comunidades.
Na ocasião, o Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva refletiu sobre o Projeto de Evangelização da Juventude intitulado Rota 300, destacando o envolvimento da juventude na peregrinação da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração dos 300 anos que a imagem foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, em Guaratinguetá (SP).
Em sua fala, Dom Plínio ainda citou as motivações da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro em 2013, com motivações para a Rota 300. Entre outros, a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.
“Foi muito importante esse momento de formação, porque tivemos a oportunidade de conhecermos mais sobre a nossa realidade, uma vez que todos os assuntos refletidos nesses dois dias são da atualidade e refletem na nossa vida. Além disso, nos encontramos para partilhar a vida, os nossos sonhos, desafios e alegrias enquanto Igreja Jovem no chão da nossa Diocese. A cada reunião nos motivamos mais, por vê e perceber o entusiasmo de nossos jovens, o apoio dos padres e do nosso bispo.”, declarou a Coordenadora Diocesana da PJ, Michelle Gonçalves.