Paróquia São José Operário realiza Assembleia Paroquial de Pastoral

A Paróquia São José Operário com sede no bairro São José, em Picos, realizou nesse sábado (28/01), Assembleia Paroquial de Pastoral. O encontro aconteceu no Salão Paroquial de 07:00 às 17:00h e reuniu representantes dos grupos, pastorais e movimentos eclesiais da paróquia juntamente como o pároco, Pe. Adalto Vieira dos Santos Filho.

Em consonância com o Ano Mariano Nacional, acolhendo as indicações da Igreja particular de Picos, a assembleia teve início com um estudo do tema “Maria Mãe, Serva e Mestra”, com assessoria do vigário judicial da Diocese de Picos, Pe. João Pereira de Sousa.

Após estudo, as irmãs do Imaculado Coração de Maria fez conhecer seu carisma congregacional e missão em nível de CRB (Conferencial dos Religiosos do Brasil) e Paroquial, apresentando suas propostas para 2017. A programação da assembleia continuou-se com informações acerca das CEB’s – Comunidades Eclesiais de Base, repassadas pela integrante da coordenação diocesana, Francisca Borges, e a realização de trabalhos em grupos onde os participantes avaliaram e planejaram a caminhada da igreja paroquial.

À tarde, os casais do G5 2016 e 2017 da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios apresentaram um projeto de construção e reforma de duas casas para famílias carentes do bairro Morada do Sol. A seguir, o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, refletiu sobre Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários à luz do Código de Direito Canônico e do Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Em sua fala respaldou o que já foi feito na Diocese de Picos nos últimos anos “nossa Igreja Diocesana na parte física está um encanto, mas a Igreja Povo de Deus precisa passar por uma renovação. Assim como São Francisco, queremos renovar nossas paróquias e essa renovação vamos construindo com uma Igreja onde todos tenham vez”, disse.

A instituição dos conselhos paroquiais e comunitários em todas as paróquias, além de ser uma decisão tomada em assembleia diocesana, é um desejo do bispo que todas as comunidades da Diocese de Picos tenham seus conselhos e que funcionem bem, sendo uma verdadeira Igreja, comunidade de comunidades.

Com o intuito de fazer compreender a importância e metodologia dos conselhos, o bispo tem realizado reuniões nas paróquias e áreas pastorais e participado de várias assembleias paroquiais para falar sobre os mesmos. Ao termino de sua apresentação, o Padre Adalto já agendou para o dia 02 de abril, às 19h, a Missa de instituição de todos os Conselhos da paróquia São José Operária.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email