Após a abertura oficial da Porta Santa na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos – PI, realizada no dia 13 de dezembro de 2015, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios instituiu uma Equipe para acolher os peregrinos até à Porta Santa.
Composta por representantes dos diversos grupos e pastorais, a equipe, de forma voluntária, tem acolhido nesse período milhares de peregrinos da Diocese, que com o desejo de viver e obter a indulgência tem realizados peregrinação até à Porta Santa, sinal peculiar do Ano Santo da Misericórdia.
Antes de instituída, a Equipe teve uma formação com o Pe. Flávio de Sousa Santiago que os orientou da seriedade e importância do momento, ressaltando que além de acolher os peregrinos que vêm em busca da indulgencia plenária devem conduzi-los a mística (mistério) da Porta Santa que é se encontrar com o Cristo, rosto visível da Misericórdia de Deus, que mesmo diz: “Eu Sou a Porta”, (João, 10).
De acordo com a Equipe, acolher os peregrinos estar sendo um trabalho singular. “Estamos vivenciando uma experiência única e histórica de espiritualidade, porque vemos no rosto de cada peregrino o encontro da reconciliação com Deus. Essa resposta nos é dada, porque após a experiência da passagem pela porta santa eles vêm cheios de alegria nos agradecer”, disse Wellington Araújo.
Desde a abertura já realizaram visita à Porta Santa os fiéis da Paróquia São Francisco de Assis, em Picos; o Grupo Apostolado da Oração da Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos; as Famílias do Bairro Paroquial, em Picos; o Grupo de Catecúmenos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, as Famílias do Bairro Passagem das Pedras, em Picos; os fiéis da cidade de Vila Nova do Piauí; a Pastoral Familiar Diocesana, a Pastoral da Acolhida da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina; os fiéis das Paróquias que compõem o Zonal IV, os fiéis do Povoado Fátima do Piauí e o Grupo de Oração Mãe Rainha.
Na Bula da proclamação do Ano da Misericórdia o Papa pede que os fiéis antes de passar pela Porta Santa realizem uma peregrinação. Em Picos, a peregrinação sempre acontece da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus até a Igreja Catedral.
A Porta Santa da Misericórdia perdura na Igreja Catedral até o dia 20 de novembro de 2016. Até lá, para agendar a peregrinação, os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria Paroquial da Paroquia Nossa Senhora dos Remédios, através do telefone (89) 3422-1280 e fazer o agendamento. Como sugestão, a Equipe de Acolhida propõe que as peregrinações sejam agendadas nos sábados e domingos, no horário da Santa Missa.
Confira na parte inferior desse site a agenda das próximas peregrinações à Porta Santa.