Paróquia de São Simão realiza a 3ª Missa do Vaqueiro

A Paróquia de São Simão, sediada na cidade de Simões, realizou neste domingo, dia 30 de abril, a Missa do Vaqueiro, Agricultor e Apicultor, um evento que busca resgatar e manter viva a cultura popular, e homenagear figuras representativas do Nordeste.

O evento é realizado pelo terceiro ano consecutivo, com o apoio da iniciativa pública e privada, e registra crescimento a cada edição. Esse ano, mais de 250 cavaleiros de Simões e de diversas outras cidades da região, como Itainópolis, Patos do Piauí, Alagoinha, Betânia do Piauí, Marcolândia e Padre Marcos,  e até de outros Estados como Ceará e Pernambuco, participaram do evento. Maior ainda foi o número de espectadores, pessoas de todas as idades.

A programação teve início às 15h, com o café da tarde de acolhida das caravanas no Centro de Treinamento Cristão de Simões (CETRECS). Às 16h30, aconteceu a cavalgada e procissão com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e São José pelas ruas da cidade, com a participação dos aboiadores Jocélio e Inácio Aboiador.

Após percorrer várias ruas da cidade, a cavalgada, que foi acompanhada por populares a pé, retornou à Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local, filho de agricultores e idealizador do evento, e concelebrada pelo padre Fernando Amando, que também tem suas origens no campo, e é pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos.

Após a Missa, foram distribuídos os brindes e servido o jantar comunitário para todos os presentes, animado com música ao vivo pelo cantor Demerval, de Santo Antônio de Lisboa. Segundo o padre Miguel, a organização preparou alimento para 3 mil pessoas. “Nós vivemos numa comunidade onde tudo começou no campo, trabalhando na agricultura, os vaqueiros cuidando dos rebanhos, e isso com a chegada das novas culturas, aos poucos está sendo esquecida. O nosso objetivo aqui é homenagear a essas figuras e manter viva a nossa cultura, buscar as nossas raízes e trazer para os mais jovens, para que eles conheçam a nossa história, de como foi o início da caminhada do povo de Simões e do sertanejo no geral”, disse o padre Miguel.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email