Paróquia de Marcolândia realiza Assembleia Paroquial de Pastoral

Mais de 100 representantes das comunidades da Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia, estão reunidos neste final de semana (07 e 08/ 01) em Assembleia. O encontro acontece no Salão Paroquial com a mesma temática trabalhada na última Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em novembro de 2016.

O primeiro tema trabalhado na parte da manhã deste sábado, 07, foi assessorado pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, que refletiu sobre Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários à luz do Código de Direito Canônico e do Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Conforme o bispo, a instituição dos Conselhos é uma necessidade de renovação das paróquias “as nossas paróquias na parte física já estão todas renovadas, agora a Igreja está propondo a renovação da paróquia, povo de Deus, através da participação de todos. Já temos as igrejas bonitas fisicamente, agora queremos o povo participando”, frisou.

A instituição dos conselhos paroquiais e comunitários em todas as paróquias, além de ser uma decisão tomada em assembleia diocesana, é um desejo do bispo que todas as comunidades da diocese de Picos tenham seus conselhos e que funcionem bem, sendo uma verdadeira Igreja, comunidade de comunidades.

A partir do exposto, os participantes se reuniram em grupos onde refletiram sobre alguns questionamentos acerca dos Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários emitidos pelo bispo. Ao termino, Dom Plínio agradeceu a atenção de todos e disse: “espero que essa fala fomente em todos os participantes dessa assembleia o gosto de construir uma ação de renovação na sua comunidade, a igreja precisa muito de todos os leigos”, finalizou.

A tarde, o Pe. Francisco Berto de Carvalho assessorou o tema “Presença de Maria na Igreja como Mulher do serviço”. Com base na temática exposta na assembleia diocesana e fazendo um aprofundamento a partir do capítulo VIII da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II – Lumen Gentium, em sua fala, deu ênfase ao lugar que Maria ocupa no mistério de Cristo e no mistério da Igreja “Maria é, ao mesmo tempo, modelo de cristão e modelo de Igreja”.

A assembleia segue até o meio dia deste domingo, 08. O último dia será de avaliação e planejamento, ocasião que os participantes avaliarão a caminhada da paróquia no ano de 2016 e farão o planejamento para o ano de 2017.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email