Em sua catequese na manhã desta quarta-feira (21) em Roma, o Papa Francisco trouxe o lema do Ano Jubilar que é inspirado na passagem do Evangelho em que Jesus nos diz: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso».
O Santo Padre disse que ser misericordioso não se trata de um slogan, mas de um compromisso de vida. “Essa perfeição no amor não se mede na quantidade, mas no compromisso dos discípulos se tornarem sinais, canais, testemunhas da misericórdia infinita de Deus. Este é o caminho da santidade!”
“De fato, ser perfeito significa ser misericordioso como Deus, que durante a história da salvação não fez outra coisa senão revelar o seu amor infinito pela humanidade, culminando na entrega total de Cristo na Cruz. Essa perfeição no amor não se mede na quantidade, mas no compromisso dos discípulos se tornarem sinais, canais, testemunhas da misericórdia infinita de Deus. Este é o caminho da santidade!”, colocou.
Pedindo aos fiéis que sigam o exemplo de Jesus explicou como ser misericordioso.
“Na prática, ser misericordiosos significa saberperdoar e doar-se. Saber perdoar, longe de ignorar as exigências da justiça humana, é uma expressão da gratuidade do amor de Deus, que nos convida, não a condenar o irmão que peca, mas a recuperar a sua dignidade de filho do Pai. Por outro lado, estar dispostos a doar-se, significa reconhecer que, na medida que recebemos de Deus todos os dons, devemos nos dar aos irmãos, para que nesta mesma medida recebamos ainda mais de Deus!”, ilustrou.
Ao final da catequese na Praça de São Pedro, o Papa saudou os peregrinos de diversas nacionalidades entre eles os brasileiros.
“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular a todos os fiéis brasileiros. Queridos amigos, ser misericordiosos significa saber estender a mão, oferecer um sorriso, realizar um gesto de amor para com todos os que necessitam. Quando somos generosos, nunca nos faltam as bênçãos de Deus”, cumprimentou.
O ano jubilar da misericórdia terminará no dia 20 de novembro na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Na ocasião serão fechadas as Portas Santas das igrejas de todo o mundo que o foram abertas para o Jubileu da Misericórdia.