Padres da Diocese de Picos participam de Encontro de Formação

Todos os padres da Diocese de Picos, acompanhados do bispo diocesano, estão reunidos nesta terça-feira (31/07), no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos, participando de Encontro de Formação.

“O presbítero e a iniciação à vida cristã na comunidade paroquial” – Linhas orientativas para uma competência animadora, é o tema de estudo, sob orientação do Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho.

Todos os anos a Diocese de Picos realiza um encontro de formação específico para o Clero. Conforme Pe. Wagner Carvalho, o objetivo da formação deste ano, “é refletir junto com os padres da Diocese, a catequese como momento essencial e como dimensão fundamental do ministério do presbítero, bem como refletir à iniciação como itinerário de toda a formação da vida cristã”.

Ainda de acordo com o sacerdote, “Esta concepção do presbítero como animador, não diminui, não elimina, não descarta a participação ativa e efetiva dos leigos catequistas, mas também evidencia que o presbítero deve ser catequistas dos catequistas, conforme apresenta o Diretório Geral da Catequese, nº 225”, disse.

A formação permanente é exigência que nasce e que se desenvolve a partir da recepção do sacramento da Ordem, com o qual o sacerdote é não só “consagrado” pelo Pai, e “enviado” pelo Filho, como também é “animado” pelo Espírito Santo. (Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros).

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email