Mais uma cidade da Diocese de Picos implanta a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)

Neste final de semana (12 e 13/10), a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) foi implantada em mais um município da área geográfica da Diocese de Picos. Trata-se da cidade de Campo Grande do Piauí, a 50 km da sede da Diocese, ao lado da BR 316. Na ocasião, 40 pessoas receberam a capacitação para acompanhar as pessoas idosas de suas comunidades.

Com esta implantação, sobe para 39 o número de municípios que aderiram a Pastoral, faltando apenas três (Acauã, Queimada Nova e Sussuapara) para completar os 49 existentes em todo o território da Diocese. De agora em diante vai crescer muito mais a quantidade de pessoas idosas que serão acompanhadas pelos líderes da PPI. Vale lembrar que já passam de 7.900 pessoas idosas que recebem visitas quinzenalmente de cerca de 700 líderes. A meta é atingir 8.000 até o final deste ano.

Para a coordenadora Diocesana da PPI, Iranilda Ramos, o encontro “foi um momento histórico, pois se juntaram três municípios (Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí e Campo Grande do Piauí) que compõem a Paróquia Santa Ana, representada pelos 40 participantes”, disse ela. E reforçou: “Com esta implantação, cerca de 500 pessoas idosas serão acompanhadas”.  A mesma admitiu que o êxito do encontro deve-se ao apoio, sem medida, do pároco,  Pe. Miguel Feitosa Pereira, permanecendo presente durante todo o encontro. Uma outra presença muito importante foi do prefeito municipal de Campo Grande do Piauí, Dr. Francisco José Bezerra, o qual colocou a disposição dos líderes do seu município, o apoio dos segmentos da administração.  Também foi fundamental importância o empenho dos colaboradores, principalmente, da cidade de Campo Grande do Piauí.

A Dr. Socorro Luz, membro da coordenação diocesana não escondeu o contentamento, afirmando: “Foi muito gratificante! O que nos comoveu mais foi à maneira como as pessoas nos acolhem. Recordo muito bem aquelas duas senhoras que ficaram na cozinha preparando a alimentação. Foram elas que nos receberam na frente da escola que ainda estava fecha. Deram um bom dia com tanta alegria que fez a diferença”!

Na noite do sábado (12/10), houve a Missa na igreja da comunidade dedicada ao padroeiro São Benedito. No inicio do ato litúrgico, algumas pessoas entraram em procissão conduzindo seus instrumentos de trabalho. Por ocasião da homilia, Pe. Miguel cedeu a palavra à Dra. Socorro Luz que falou sobre a importância da PPI para as pessoas idosas. Após a celebração, muitas pessoas idosas foram falar com a Coordenação Diocesana para agradecer.

Na avaliação foi dito pelos participantes que a implantação da Pastoral em Campo Grande do Piauí foi motivo de grande alegria. Ficaram tão contentes com o material entregue pela Coordenação Diocesana que até perguntaram quanto custava. No final do encontro ficou acertado para o dia 23 de novembro deste, um encontro de reforço de capacitação para os líderes da sede (Monsenhor Hipólito).

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email