Lavanderia Aliança completa 15 anos de instalação em Picos

POR: CLEUMA SILVA

Fundada através da Associação de Desenvolvimento Comunitário Construído Alianças em 2003, com o apoio dos padres italianos, Giuseppe Frazzani, José Illica, Mauro Bianchi e a missionária Daniela Marchi, a Lavanderia Aliança, localizada no bairro Catavento, atrás do Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos, completa nesta segunda-feira, 05 de março, 15 anos de fundação.

A data, segundo as funcionárias, Márcia Ângela e verônica Moreira, é de suma importância, pois através do projeto tem se conseguido ajudar muitas pessoas, inclusive as crianças carentes da Casa Aliança no bairro Parque de Exposição, em Picos. “Nós somos gratas aos nossos amigos italianos, a diocese e principalmente aos nossos clientes amigos e colaboradores por ter nos inserido no mercado de trabalho e confiado no nosso serviço. Através da lavandeira a gente tira o nosso sustento e também contribui com o nosso trabalho voluntário social dentro da Casa Aliança ajudando muitas crianças”, disse Márcia Ângela.

A Lavanderia Aliança é aberta de segunda a sábado. Como o próprio nome já diz, é um local onde cinco mulheres trabalham lavando roupas diariamente para garantir o sustento da família e ajudar pessoas carentes. Com o arrecadado na lavanderia uma parte é custeada as despesas mensais de manutenção, outra é destinada para a Associação Aliança e o restante dividido entre as cinco funcionárias.

Em Picos, a Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças é quem dá forma ao projeto o Casa Aliança: arte, esporte e cidadania, uma ação social que atende crianças e adolescentes do bairro Parque de Exposições.

Lá, voluntários desenvolvem atividades complementares de apoio ao Ensino Fundamental, como reforço escolar, aulas de informática, artesanato e esportes para crianças. Indiretamente o projeto beneficia mais de 800 pessoas, já que a Associação Aliança tem como grande desafio envolver a família no aprendizado dos filhos.

A ideia é tirar as famílias carentes de situações como as de violência doméstica, prostituição adulta e infanto-juvenil, tráfico de drogas e situação de miséria na comunidade. Além disso, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de quem vive em situação de extrema vulnerabilidade e risco.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email