Com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida” e lema “CEBs romeiras do reino no campo e na cidade”, desde o dia 07/01, acontece em Juazeiro do Norte (CE), o 13º Intereclesial das CEBs. Participam do evento cerca de 4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e também de outros países dos continentes da América, Europa, Ásia e África. Entre os delegados estão presentes representantes das comunidades eclesiais de base, lideranças de organizações não governamentais, indígenas, bispos, padres, religiosos/as, seminaristas, católicos de membros de outras denominações religiosas.
A Celebração de Abertura teve início, às 19h00, na praça da Igreja dos Frades Capuchinos. Na ocasião foi feita a memória dos Encontros Intereclesiais que aconteceram de 1975. Dom Fernando Pânico, bispo da Diocese de Crato, fez a saudação aos participantes, desejando-lhes boas-vindas. “Vos acolho com alegria, respeito, admiração e confiança”, afirmou. Ao se referir ao tema do Intereclesial, recordou as palavras de Dom Hélder Câmera: “Não deixe cair a profecia”. Falou também de sua ida à Roma para conversar com o Papa Francisco sobre a 13º Intereclesial. Na ocasião recebeu uma carta do sucessor do Apóstolo Pedro com uma mensagem aos participantes do 13º Intereclesial. “Foi a primeira vez em sua história que um Intereclesial das CEBs recebe uma mensagem de um Papa”, afirmou Dom Fernando. Pe. Vileci Basílio Vidal, coordenador do secretariado para o 13° Intereclesial de CEBs, leu a mensagem enviada pelo Papa.
Na manhã da quarta-feira (08), a concentração do Intereclesial aconteceu no Ginásio Poliesportivo Caldeirão. Pela capacidade do Ginásio, o número de participantes foi calculado em 5 mil pessoas. Depois da Oração do Ofício de Romaria, teve início a Análise de Conjuntura Social e Eclesial com os assessores, Pe. Manfredo Oliveira, Raquel Rigotto e Roberto Malvezzi (Gogó), destacando os grandes desafios sociais enfrentados pelo povo nas comunidades, inclusive pelos povos indígenas. Em seguida, foram apresentados testemunhos e experiências de vida por alguns participantes das diversas regiões do País.
A tarde do dia 08 foi reservada às sete oficinas (CEBs e Espiritualidade Romeira, CEBs no Campo e na Cidade, CEBs e Protagonismo da Juventude, CEBs a Serviço da Vida, CEBs e a prática da Justiça, CEBs e a Vocação Profética e CEBs e o Compromisso Missionário) que aconteceram em locais diferentes da cidade. Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de expor suas experiências. Também responderam alguns questionamentos preparados pela comissão organizadora. No final da tarde aconteceram as plenárias, ocasião em que foram apresentadas os relatórios dos diversos grupos.
Na manhã do dia 09, os participantes permaneceram nas paróquias onde foram acolhidos. Tiveram café e almoço comunitários e, em seguida, saíram em missão nas comunidades para conhecerem as famílias, projetos, grupos (Beatos Penitentes, Rancho dos Romeiros, Oficinas e outros).
No final da tarde do dia 09, todos foram convidados a subir a Colina do Horto, onde se localiza o monumento construído em homenagem ao Padre Cícero, para a Celebração dos Mártires (Momento Penitencial). Com grande número de participantes, a celebração começou ao pé da estátua do Padre Cícero e foi concluída no Santuário Bom Jesus do Horto.
Durante toda a manhã do dia 10 os participantes do Intereclesial permaneceram no Ginásio Poliesportivo Caldeirão. A oração foi conduzida pelos Povos Indígenas e, em seguida, aconteceu o aprofundamento sobre a Espiritualidade do Romeiro. Na parte da tarde, todos dirigiram-se aos Ranchos onde aconteceu a socialização das experiências vivenciadas durante o 13º Intereclesial. Após o jantar, todos se dirigiram à Praça da Igreja dos Frades Capuchinhos para a Noite Cultural.
Neste sábado (11), a grande expectativa é sobre o anúncio do local do 14º Intereclesial. No início da manhã, nas paróquias acolhedoras, os participantes se reunirão por regionais para fazer a avalição do 13º Intereclesial e, em seguida, seguir para o Ginásio Poliesportivo Caldeirão onde acontecerá um momento orante inter-religioso. Às 16h00, todos são vão participar da Caminhada Jubilar em homenagem ao centenário da Diocese do Crato. A caminhada irá até o Santuário Nossa Senhora das Dores onde acontecerá a Celebração de Encerramento do 13º Intereclesial e a entrega do símbolo ao Regional que acolherá o 14º Intereclesial.
A Irmã Solange, de Santa Catarina, expressa o seu contentamento de participar o Intereclesial. “Eu estou percebendo neste encontro a vivacidade e o compromisso dos leigos, bispos, padres, religiosos, religiosas, principalmente, com a missão profética. O mundo precisa de profetas que denunciem as injustiças, mas que, ao mesmo tempo, anunciem a esperança e se comprometam com os excluídos e marginalizados”, afirmou.
Entre o s participantes do 13º Intereclesial está o poeta popular Zé Vicente.
Entre os mais de 4 mil participantes do 13º Intereclesial das CEBs, em Juazeiro do Norte – CE, conferimos a presença das lideranças indígenas do Brasil
O Fascinante mundo da tecnologia
Com chapéus erguidos para o céu, os olhares dos participantes do 13º Intereclesial sinalizam contentamento e esperança.
Os jovens, Robson, Álison e Augusto, que vieram da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Diocese de Crato, gostaram muito do 13º Intereclesial. “Esta é uma das melhores expediências que estou vivendo”, afirmou Robson.
Veja abaixo a Mensagem do Papa Francisco