Jovem de Marcolândia é eleita Secretária Nacional da Pastoral da Juventude

A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) aconteceu neste mês de janeiro, de 07 a 12, na cidade de Erechim no Rio Grande do Sul. Representando a Diocese de Picos a jovem da Paróquia de São Cristóvão do município de Marcolândia, Verônica Michelle, participou da Ampliada e foi eleita Secretária Nacional da Pastoral da Juventude (PJ). O encontro reuniu jovens de todos os 18 Regionais que compõe a Conferência  Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Histórico de Verônica Michelle

Verônica Michelle é uma jovem da Diocese de Picos que sempre foi engajada nos trabalhos da Pastoral da Juventude. Iniciou sua caminhada enquanto pjoteira há sete anos, na cidade de Marcolândia. Participou e coordenou o grupo de jovens JMRD, atuou na coordenação paroquial da PJ na Paróquia São Cristóvão e também como coordenadora diocesana, na Diocese de Picos, entre 2015 e 2017.

“Foi uma experiência riquíssima, poder conviver com os jovens das diversas Paróquias da nossa Diocese, conhecendo as várias realidades, onde me fez crescer e aprender muito. Poder conviver com Dom Plínio, com nossos padres, religiosas, párocos, jovens, foi uma experiência muito bonita da minha vida. Teve muitos aprendizados e renovação da minha fé, reafirmando este ‘Ser Igreja Jovem’.

Ampliada Nacional da Juventude (ANJP)

A ANPJ aconteceu na cidade de Erechim-RS de 07 a 12 de janeiro. Verônica Michelle destaca que a Ampliada foi algo “muito forte, de uma mística muito forte”. Segundo a jovem, lá neste encontro, foi possível enxergar as diversas realidades do país, culturas e rostos diferentes, com o objetivo de falar sobre a Pastoral da Juventude (PJ) e a Igreja.

“Foi uma semana muito intensa, bonita, de muita partilha, de renovação das opções de vida e reafirmação da nossa fé enquanto jovens cristãos”, afirmou Verônica Michelle.

Eleição para Secretário Nacional da PJ

Durante a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, aconteceu a eleição para Secretário Nacional da PJ. Dois jovens colocaram o nome a disposição, para esta escolha. Um deles foi o Felipe de Manaus – AM e a Verônica Michelle de Marcolândia – PI.

Os postulantes ao cargo, tiveram acompanhamento de algumas pessoas com base nos seus projetos de vida. Antes da eleição aconteceu um momento de mística e oração, objetivando que a escolha fosse algo iluminado pelo Espírito Santo. Após estes processos, a jovem do Piauí, Verônica Michelle, foi eleita a Secretária Nacional da Pastoral da Juventude.

“Irei representar os jovens de todo o Brasil, durante os próximos três anos. O serviço da Secretaria Nacional é um serviço missionário. Na medida do possível, estarei presente com os jovens das diversas realidades do país, articulando as nossas coordenações nacionais e regionais. Peço que rezem muito por mim, é um serviço missionário e como toda missão, sabemos que tem os desafios, e os momentos que são difíceis e que também tem suas belezas. Eu tenho um amor muito grande pela Diocese de Picos, pois foi daqui que eu saí, foi na Paróquia São Cristóvão que eu aprendi sobre Jesus, que eu aprendi sobre o que é ‘Ser Igreja Jovem’ e sobre as causas que a PJ abraça e defende. Se hoje estou em um serviço nacional é porque foi nesta Diocese que eu me encantei”, finalizou a Secretária Nacional da PJ.

“A missão continua, agora de uma forma mais intensa, mas sei que não estou sozinha. É bonito demais, poder assumir este serviço com a consciência que é um serviço de Deus” – Verônica Michelle, Secretária Nacional da Pastoral da Juventude.

Acompanhe a entrevista na íntegra!

Por: Isael Pereira – Assessor de Comunicação.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email