Jacobina do Piauí encerra festa da Padroeira com caminhada Mariana

No dia 12 de outubro a comunidade de  Jacobina do Piauí, pertencente à Paróquia São Sebastião, compartilhou mais uma grande alegria. Juntou a comemoração do Dia das Criança…s com o encerramento da Festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Como era esperado pelos organizadores do evento, foi grande o número de fies que compareceu a comemoração que começou com uma Caminhada Mariana, às 08:00 h,  saindo da Igreja São Pedro, no bairro Alto São Pedro, a 2 km da sede do município.

Com a vacância da Paróquia, o bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, permaneceu na comunidade nos dois últimos dias da Festa. Acompanhou a caminhada presidiu a Missa de encerramento dos festejos. Os fieis acompanharam todo o trajeto, rezando e cantando alegremente.  As crianças iam à frente seguidas pelos jovens, acompanhados de seus pais e familiares.

Chegando à igreja, já somava uma multidão que não coube no templo. Todos comentavam a mudança no tempo, pois durante a caminhada o céu estava tomado pelas nuvens e até chegou a chover um pouco quando os caminheiros estavam entrando na igreja.

No início da celebração, Dom Plínio pediu aos organizadores que apresentassem as comunidades presentes.  Como acontecia nos anos anteriores, a maioria dos presentes vieram das comunidades vizinhas.

Na homilia, o Bispo comentou uma citação do Evangelho do dia que diz: “No terceiro dia, houve um casamento em cana da Galileia e a Mãe de Jesus estava lá” (Jo 2,1). “A presença de Maria naquela festa de casamento vai além de uma presença física, aparentemente estática. Trata-se muito mais da sua disponibilidade para servir. Ela foi ali querendo ajudar, mesmo que alguém não solicitasse a sua colaboração, pois Ela é Mulher servidora, “a Serva do Senhor” (Lc 1,38) e de todos,  modelo a ser seguido por todas as pessoas de boa vontade. Maria foi tão espontânea para ajudar naquela festa de casamento, que os outros serventes, ficaram encantados com seu exemplo e passaram a servir com muito mais  entusiasmo. Basta ver a atitude que tomaram quando Jesus lhes mandou encher as talhas de água. Diz o evangelista João que “eles as encheram até a borda” (Jo 2,7), isto é, encheram com muita disposição, com vontade de encher, com muito gosto, seguindo o exemplo de Maria. Assim,também nós, devemos ter muito gosto de fazer as coisas pela comunidade”, disse ele.

No final da celebração, a equipe de animação apresentou os agradecimentos pela colaboração de todos e pela presença dos Padres Antonio Cristo, de Marcolândia e Paulo de Araújo Rocha, de Queimada Nova, por ocasião da novena nas noites anteriores.

Após a Missa, foi servido um lanche para todas as crianças presentes. A refeição para os pequeninos faz parte de uma promessa assumida por uma senhora da cidade de Paulistana, há vários anos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email