Em comemoração ao Ano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Brasil (2013-2014) e aos seus 170 anos de fundação, a Diocese de Picos realiza com as crianças e adolescentes o seu Primeiro Bate-Lata Missionário, com o tema “Infância e Adolescência Missionária da América a serviço da missão”.
O evento acontece neste sábado (01/02), com uma concentração, a partir das 06 horas, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Logo após um momento de oração, começa caminhada das crianças e adolescentes, saindo da Igreja Catedral até o Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.
Para o Bate Lata são esperadas crianças, adolescentes, jovens, assessores (as), pais, amigos da IAM, vindos de todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese. Os participantes devem trazer seus instrumentos musicais coloridos, fabricados com material reciclável e muita animação e criatividade.
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy (França), em 19 de maio de 1843, com o objetivo de prestar socorro às crianças chinesas da época, que viviam nas mais tristes situações de miséria e sofrimento.
A IAM chegou ao Brasil1848. Atualmente está presente em todo o País, formando cerca de 30 mil grupos com a participação de mais de 600 mil crianças e adolescentes.
Na Diocese de Picos a IAM já é presença conhecida de muitos. Por solicitação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), a Ir. Catarina Figueira de Siqueira, da comunidade das Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus que trabalham em São Julião (PI), vem assumindo a assessoria desde agosto de 2013.