Igreja Católica do Piauí concluí XXIV Assembleia com propostas de renovação

Encerrou neste sábado, 19 de julho, a XXIV Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 4 da (CNBB), que teve como tema “Comunidade de comunidades, uma Nova Paróquia”.

A assembleia teve início dia 17, às 20h no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, em Teresina – PI. A palavra inicial foi do bispo de Parnaíba e presidente do Regional, Dom Alfredo Schaffler que fez uma introdução sobre a Assembleia e em seguida declarou à aberta. O padre Luiz Eduardo, secretário executivo da CNBB Nordeste 4, deu as indicativas sobre a ordem dos trabalhos durante os três dias de assembleia e em seguida, as dioceses fizeram exposições de suas Experiências Pastorais.

O segundo dia da assembleia foi marcado pelo o estudo do Documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “Comunidade de Comunidades, uma Nova Paróquia”. O estudo foi assessorado pelo o Pe. Leomar Brustolin, membro da Comissão central de elaboração do Documento Oficial da CNBB Comunidade de Comunidades. “Em todo Brasil se está fazendo o estudo desse documento para ver uma conversão pastoral da paróquia. Esta é uma renovação da nossa estrutura paroquial. A paróquia é muito importante, ela é uma referencia para as pessoas. Agora não restam dúvidas que nos últimos anos com a mudança do nosso tempo, alguns desafios apareceram, por isso nós temos que estarmos atentos para sermos de fato uma Igreja que vai buscar os afastados”, disse.

No final da assembleia foi perceptivo o contentamento dos participantes. “A nossa XXIV Assembleia Regional podemos avaliar que foi altamente positiva, aconteceu num clima de fraternidade, comunhão e alegria e com uma excelente assessoria do Pe. Leomar Brustolin. Então avalio como positiva”, disse o bispo de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Marcos Tavoni.

“A assembleia foi muito positiva, até pela temática que trouxe a discursão sobre a renovação das estruturas da Igreja, isso nos ajuda a trabalharmos melhores conteúdos nas nossas paróquias, e assim, termos uma Igreja renovada a cada dia”, ressalta o vice reitor do Seminário de Teologia de Teresina, Pe. Anchieta.

“Nós enquanto Igreja do Piauí queremos estar em comunhão com a Igreja do Brasil e o que foi apresentado durante a assembleia nos ajudou a nos situarmos e tomarmos direção daquilo que é necessário fazermos nas nossas comunidades”, afirma o Pe. Rivaldo Moniz , da Arquidiocese de Teresina.

“A equipe organizadora está de parabéns, desde a preparação do local como da assessoria. O aprofundamento do tema Comunidade de comunidades nos enriqueceu muito. Agora nos resta sairmos daqui e aplica-lo na prática nas comunidades da nossa diocese”, disse o leigo da diocese de Picos, Antônio José Oliveira .

Aproximadamente cem pessoas participaram da Assembleia, evento que reuniu bispos, padres e leigos de todas as dioceses do regional.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email