A TV Aparecida transmitiu na noite desta sexta-feira (25) a Festa da Comunicação, evento cultural que faz parte da programação do 4º Encontro Nacional da PASCOM e 2º Seminário de Jovens Comunicadores que acontece em Aparecida (SP) até domingo (27).
Durante a Festa os precursores das TVs Católicas do Brasil receberam uma homenagem da CNBB pelo trabalho evangelizador realizado através desse grande veículo de comunicação presente em milhões de lares do país.
A TV Aparecida foi uma das homenageadas e, em nome da emissora, o diretor geral Padre Josafá Moraes, Missionário Redentorista, agradeceu o reconhecimento e falou sobre a importância dessa homenagem para a TV de Nossa Senhora.
“Esse reconhecimento traz toda a história da TV Aparecida, a história de 9 anos. A TV Aparecida e as TVs Católicas nunca receberam nenhum prêmio da CNBB é a primeira vez que ela tem essa iniciativa e acho que se inscreve um reconhecimento de um árduo trabalho de todas as emissoras como um todo. Esse trabalho muito difícil, muito importante e digo mais, tão importante quanto abrir catedrais”, avalia.
“Eu recebo esse reconhecimento da CNBB, em nome da TV Aparecida, e oferto a todos os missionários redentoristas que sonharam, que trabalharam, que torcem por esse projeto e também a todos os devotos que sustentam essa obra…”
Padre Josafá analisa também essa homenagem não só como um reconhecimento, mas também como um incentivo da CNBB que valoriza toda a história da TV Aparecida e em nome da emissora oferece a essa homenagem aos seus maiores incentivadores.
“Eu recebo esse reconhecimento da CNBB, em nome da TV Aparecida, e oferto a todos os missionários redentoristas que sonharam, que trabalharam, que torcem por esse projeto e também a todos os devotos que sustentam essa obra, sendo nossos investidores. Para mim é uma honra levantar esse prêmio do nosso grupo”, disse.
O evento homenageou também a TV Horizonte, da cidade de Belo Horizonte (MG), criada em agosto de 1998 quando Dom Serafim Fernandes de Araújo era o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, a TV Horizonte, junto com a Rádio América, passou a integrar a Rede Catedral de Comunicação Católica da Arquidiocese de BH.
Em nome da emissora o atual Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recebeu a homenagem. A Rede Vida de Televisão recebeu a homenagem do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Dom Orani João Tempesta pela sua preocupação em oferecer conteúdo de qualidade e evangelizar.
Para receber a homenagem o idealizador da emissora, João Monteiro de Barros Filho recebeu as palmas da plateia pela sua fé e esperança que o levou a criar e projetar, a emissora que há 19 anos prega o Evangelho do Senhor.
A plateia formada por participantes do 4º Encontro Nacional da PASCOM presenciou no auditório padre Orlando Gambi da TV Aparecida, a homenagem a TV Canção Nova, uma das emissoras de referência quando se fala em comunicação na Igreja. O grande nome de toda essa obra evangelizadora, Monsenhor Jonas Abib, recebeu a homenagem das mãos do Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.
Monsenhor Jonas Abib é reconhecido pela sua liderança religiosa que disse sim e fundou uma comunidade católica atuante, a Comunidade Canção Nova, onde nasceu a emissora.
Um sonho que virou realidade em Belém do Pará também mereceu uma homenagem nessa noite de sexta-feira, a TV Fundação Nazaré de Comunicação fundada em 2002. Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará, recebeu a homenagem em nome da emissora.
A TV Evangelizar que nasceu no final de 2011, na capital Paranaense, é uma das mais recentes conquistas da comunicação católica, junto com ela a TV 3º Milênio de Maringá (PR) foram destacadas durante o evento e para representá-las, o senhor José de Melo recebeu a homenagem das mãos de Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava (PR).
Padre Eduardo Dougherty, também homenageado durante o evento, foi reconhecido pela sua ajuda na construção da história da comunicação no Brasil, quando idealizou e criou a TV Século 21, sediada em Valinhos (SP) e fundada em julho de 1999.
Além dos idealizadores, fundadores e representantes das emissoras de TVs Católicas do Brasil a noite de sexta-feira (25) do 4º Encontro Nacional da PASCOM, também rendeu homenagem a um sacerdote que ajudou a divulgar tudo aquilo que disse Jesus. Pregou e evangelizou por meio de centenas de músicas, dezenas de livros e dá um grande exemplo de vida.
Padre Zezinho foi o grande homenageado da noite, recebendo esse reconhecimento das mãos do bispo auxiliar de Aparecida (SP) Dom Darci José Nicioli. Padre Zezinho encerrou a Festa da Comunicação com uma benção e com a música que faz parte da vida de muita gente, “Oração da Família”.
A noite cultural do 4º Encontro Nacional da PASCOM foi animada pela musicalidade do Grupo Chamas e do Grupo Ir Ao Povo e transmitido ao vivo pela Rede Aparecida de Comunicação, TV Canção Nova, TV Século 21, TV Horizonte, Rede Vida, TV Nazaré, TV 3º Milênio e TV Evangelizar.