Fiéis participam do encerramento da festa de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós

Na centenária cidade de Jaicós, o dia 24 de setembro é marcado pela celebração da festa de Nossa Senhora das Mercês, uma tradição religiosa secular, que se mantém viva há 294 anos.

Pela manhã, os fiéis católicos participaram da Missa Solene celebrada em frente a imponente Igreja Matriz, patrimônio histórico e um dos cartões postais da cidade. A Eucaristia foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres, Antônio Mendes Neto, pároco local, Edivaldo dos Santos Silva, pároco da Paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí, e Francisco Pimenta, da Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Belo Horizonte.

À tarde, aconteceu a tradicional procissão com a imagem da padroeira. Centenas de fiéis católicos percorreram as ruas da cidade em uma manifestação de fé e devoção à Virgem das Mercês. Para muitos, momento de agradecer pelas graças alcançadas. Os pagadores de promessas costumam fazer a caminhada de pés descalços ou vestidos de branco.

A programação religiosa encerrou a bênção do Santíssimo Sacramento, um momento de profunda oração. Ao término, a comunidade católica se reuniu na Praça Getúlio Vargas, onde foi realizado o sorteio da rifa e anunciado o resultado do leilão oculto.

As celebrações da 294ª Festa de Nossa Senhora das Mercês tiveram início dia 15 de setembro. Desde então, diariamente, eram realizados pelo menos três momentos de oração – o Ofício da Imaculada Conceição, a meditação do Terço e a novena/missa. A exemplo dos anos anteriores, o maior evento religioso do município teve grande participação. Além da comunidade católica de Jaicós, a cidade recebeu visitantes de outras cidades e estados.

Por: Danilo Bezerra – Site: Cidadesnanet

Foto: Rick Gefferson

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email