Na manhã do domingo (15/10/2023), a Fazenda da Esperança Itainópolis, localizada em Lagoa Achada, município de Itainópolis/PI, celebrou a Festa de 10 anos de existência.
A comemoração foi marcada pela Missa, às 9:00h, presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz e concelebrada pelo Pe. Anderson Fontes, responsável pelas Fazendas da Esperança da Região Nordeste, Pe. Renan, Pe. Francisco de Assis, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Pe José Pio Feitosa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. A celebração contou também com a presença de mais 400 pessoas da microrregião de Picos, bem como representantes do Grupo Esperança Viva de Picos e os acolhidos da Fazenda da Esperança.
Fundada no ano de 1983, em Guaratinguetá – SP, pelo Frei Hans Stapel e o leigo Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica reconhecida pela Santa Sé, que tem como finalidade acolher dependentes de drogas e do alcoolismo, promovendo a recuperação através do trabalho, da convivência fraterna e da vivência da Palavra de Deus.
Para Elizena Feitosa, que faz parte da equipe de coordenação da Fazenda da Esperança Irainópolis, “conviver com os acolhidos da Fazenda da Esperança é uma graça, uma benção. Eles chegam destruídos pelas drogas e por tudo e, aqui, conseguimos resgatá-los. Durante esses 10 anos, já passaram várias pessoas que hoje estão bem sucedidas em suas casa, na família e no seu trabalho. Então, não temos que discutir uma coisa que a gente vê que dá frutos. São 10 anos de muita luta, mas também de muita vitória”, afirmou.
O padre Anderson Fontes, responsável pelas Fazendas da Esperança na região Nordeste, disse: “somos 36 Fazendas da Esperança na Região Nordeste, e é uma alegria hoje estar aqui em Itainópolis, na Fazenda da Esperança da Diocese de Picos, celebrando seus 10 anos de existência. Nessa obra tão importante que gera homens novos para a sociedade, que reestrutura, dá dignidade aos filhos de Deus, aos jovens que são acolhidos aqui”.
Rômulo Braga, ex-dependente químico, recuperado há 17 anos, compartilhou sobre sua experiência na fazenda da Esperança: “através da fazenda da Esperança, eu consegui não só recuperar minha vida, mas ressignificar os valores, espirituais, materiais, assim como a reconstrução da minha família do meu trabalho. Minha missão hoje, através do Grupo Esperança Viva, do qual eu sou o regional, de toda região Nordeste, e da Fazenda da Esperança é ajudar pessoas a encontrarem o caminho da libertação da dependência química, do álcoolismo e das drogas”, disse.
Naldo Filho, um dos acolhidos na Fazenda, disse que “é muito gratificante está comemorando dos 10 anos numa instituição que realmente funciona. A Fazenda da Esperança devolve a dignidade aos trabalhadores, pais de famílias e filhos, para voltarem à sociedade de cabeça erguida, como homens novos e mulheres novas. Eu só tenho agradecer a oportunidade que recebi, fui muito bem acolhido, já estou com 10 meses aqui e estou faltando 2 meses para encerrar o meu ano de caminhada”, firmou.
No encerramento da Missa, Dom Plínio fez a entrega do certificado a dois ex-dependentes químicos que completaram seu ano na Fazenda da Esperança.
veja aqui todas as fotos!