Estágio pastoral dos seminarista da Diocese de Picos termina em clima de festa

O estágio pastoral dos seminaristas da Diocese de Picos foi encerrado, neste sábado (dia 18), às 17h30, na cidade piauiense de Curral Novo do Piauí, em clima de Festa. O evento contou com a participação de diversas pessoas de todas as comunidades do município além de representantes de outros municípios que compõem a Diocese.

Como a formação do seminarista não acontece somente no seminário, mas também no conhecimento da realidade da Igreja, a prática do estágio pastoral contempla as dimensões do processo formativo que inclui a dimensão pastoral. A iniciativa proporciona ao jovem, futuro presbítero, a oportunidade de ir às comunidades para conhecer as famílias, pessoas doentes, trabalhadores/as, projetos sociais, iniciativas pastorais, atuação dos leigos na Igreja, animação da liturgia… numa determinada área ou paróquia da Diocese.

A experiência tem como objetivo ajudar os seminaristas da Diocese de Picos a terem uma visão da região onde exercerão o ministério sacerdotal. Incentivar a visita permanente às comunidades e famílias para ver de perto e conhecer as situações humanas em que vivem as pessoas, vendo nelas o rosto de Cristo. Despertar o sentimento de compaixão, para que, desde já e, principalmente, quando exercerem a missão de presbíteros, ajudem os pobres a viver a esperança, apontando novos caminhos que revigorem a alegria de sentirem a dignidade reconquistada, nas vitórias, auxiliados pela força renovadora do Evangelho.

A acolhida e envio dos seminaristas aconteceram no sábado (11/01), na igreja de São Francisco de Assis, em Curral Novo do Piauí. Motivados pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio Jose Luz da Silva, e pelo nosso Vigário Geral, Pe. Flávio de Sousa Santiago, foram, em dupla, às comunidades: Alvação, Baixa Verde, Baixio dos Belos, Brejinho, Buracão, Caititus, Chapada, Campo Alegre, Casa Nova, Cascudo, Fazenda Nova I e II, Jorge, Quilombo, Saco da Serra, Sitio Carneiros e Vila Nova. A partir do dia 15 até o dia 18, permaneceram na sede do município.

Nos oito dias do estágio realizaram visitas às famílias, celebrações, encontros de formação para catequistas, concurso de música católica, palestras para jovens e casais, recreação com as crianças. Foi realmente um tempo forte de compartilhar das alegrias, das tristezas, das angústias e das esperanças do povo, sobretudo dos pobres e sofredores (cf. Gaudium et Spes, 1).

Uma das atividades que teve destaque durante o estágio foi a realização do Primeiro Concurso de Música Católica, com a participação de vários artistas da região. O objetivo foi incentivar e animar a comunidade na busca de valores cristãos através da música, promovendo a valorização dos artistas da terra. Na premiação foram contemplados: no primeiro lugar, Fabrícia da Silva Sousa, do Ministério de Música da RCC de Caridade do Piauí (PI); Segundo lugar,  Maria Odete Carvalho Nascimento, do Coral da igreja de São Francisco de Assis em Curral Novo do Piauí (PI); Terceiro lugar, Jonas Plácido de Lima Filho, da Pastoral da Juventude de Curral Novo do Piauí (PI); Quanto lugar, Jesislânia da Conceição Carvalho, do Coral da do Coral da igreja de São Francisco de Assis em Curral Novo do Piauí (PI).

DSC_0977Na celebração de encerramento, aconteceu a instituição do Ministério de Leitor aos seminaristas, Antônio Ismael de Holanda, da Paróquia São Francisco de Assis; Fernando Amando de Sousa, da Paróquia São Sebastião; Francisco Berto de Carvalho, da Paróquia Santo Antônio; Paulo Henrique da Silva Oliveira, da Paróquia São Sebastião. Com este Ministério eles podem ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, recitar os salmos, apresentar as intenções na oração universal dos fiéis, dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel instruindo-o para a recepção digna dos sacramentos. Na ocasião também foram instituídos no Ministério de Acólito os seminaristas, Edivaldo dos Santos Silva, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Marcos Roberto Vieira, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes. Com este Ministério eles devem cuidar do serviço do altar, auxiliar os diáconos e os sacerdotes nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa; distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis (principalmente aos enfermos), expor publicamente o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (não pode, porém, dar a Benção ao povo). A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.

DSC_1072Além de contar com a presença constante do Bispo Diocesano, Dom Plinio e o Vigário Geral, Pe. Flávio, os seminaristas receberam a visita de Pe. Antônio Cristo de Oliveira, Pároco da Paróquia de São Cristóvão em Marcolândia, Pe. Francisco de Assis, Pároco da Paróquia Senhora Sant`Ana de Santa Cruz do Piauí, Pe. Francisco Pereira Borges, Pároco Imaculada Conceição de Bocaina e o Pe. Francidilso Silva do nascimento, ex-Pároco da Paróquia São Simão e futuro Reitor do Seminário Propedêutico São José, que está em recuperação de lesões no maxilar inferior, causadas por acidente automobilístico, no dia 27 de dezembro de 2013.

DSC_1048No final da celebração foi apresentado o Projeto Amigos do Seminário e, em seguida, realizado o sorteio de uma TV LCD LEAD DE 32″ e um ventilador de mesa. O contemplados foram, a Sra. Maria Salete Leal, com a TV e o Sr. Eli Borges Leal, com o ventilador, ambos de Picos (PI).

Antes da bênção final,  os seminaristas, José Marcos da Silva Filho e Marcos Vinícius Rocha Araújo, fizeram a leitura do Relatório Geral do Estagio Pastoral dos Seminaristas.

Confira o Relatório completo, no link abaixo:

RELATORIO GERAL DO ESTAGIO PASTORAL DOS SEMINARISTAS 2014

A Rádio Educativa de Picos – Cultura FM 104.3 MHz, www.culturadepicos.fm.br, transmitiu, a Missa, às 06:00, o programa “Discípulos e Missionários”, à 06h30, de quarta-feira (15) até sexta-feira (17) e o programa “Por amor e Vocação”, às 11h00 de sábado (18). Transmitiu também a Missa de encerramento, dia 18, às 17h30. A WebTV Diocese, http://aovivo.dp15.tv.br/, transmitiu a Missa todas as noites (de quarta-feira (15) até sexta-feira (17)) e a Missa de encerramento, dia 18, às 17h30.

DSC_0581Jovens durante encontro sobre liturgia

DSC_0898Fabrícia da Silva Sousa, primeiro lugar no Primeiro Concurso de Música Católica

DSC_0970Entre da Bíblia ao instituído no Ministério de Leitor, seminarista Fernando Amando de Sousa.

DSC_0979Entrega do pão e do vinho ao instituído no Ministério de Acólito, seminarista Marcos Roberto Vieira.

DSC_1016Seminarista Francisco Régis de Moura, assim como todos os outros, recebe presente da comunidade Curral Novo do Piauí

DSC_1052Família do seminarista, Paulo Henrique da Silva Oliveira, presente na celebração.

DSC_1053Família do seminarista, Fernando Amando de Sousa, presente na celebração.

DSC_1006Os seminaristas, José Marcos da Silva Filho e Marcos Vinícius Rocha Araújo, fizeram a leitura do Relatório Geral do Estagio Pastoral dos Seminaristas.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email