Equipe de Governo da Diocese de Picos visita Zonal VII

A Equipe de Governo da Diocese de Picos formada pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, o Vigário Geral, Pe. Antônio Mendes Neto, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Francisco de Assis Sousa e o Representante do Clero, Pe. Francidilso Silva do Nascimento realizaram na segunda-feira (07/03), visita ao Zonal VII que compreende as paróquias de Santo Antônio, em Padre Marcos; São Cristóvão, em Marcolândia; São Simão, em Simões e a Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, em Alegrete do Piauí.

A Diocese de Picos é setorizada por zonais. O VII está localizado na região Sudoeste do Piauí que se tornou mundialmente conhecido pela instalação do Complexo Eólico Chapada do Araripe, através da produção de energia renováveis produzida a partir da força dos ventos. Mesmo com áreas atingidas pela instalação dos aerogeradores, as famílias continuam cultivando partes de suas terras.

7

O primeiro encontro da equipe foi com Pe. Antônio Ismael de Holanda na cidade de Alegrete, onde juntos tomaram o café da manhã. Há 8 meses acompanhando a área pastoral como vigário paroquial, Pe. Ismael partilhou as alegrias e desafios da vida sacerdotal e disse estar entusiasmado e realizado com a missão.

1

Logo após, visitou-se a Paróquia São Cristovão, em Marcolândia. Mesmo o padre não estando, ao chegar à Secretaria Paroquial, o bispo e demais sacerdotes foram acolhidos pela secretária, Jurcerlândia Lopes, que, ao acolhei-los, expressou contentamento pelo seu trabalho afirmando ser algo prazeroso, principalmente pela a proximidade com os paroquianos através do contato físico e por telefone realizados todos os dias. Na oportunidade, Dom Plínio entregou-a os últimos folders produzidos pelo projeto Amigos do Seminário e incentivou distribuí-los com as pessoas convidando-as a serem amigas do projeto.

5

De Marcolândia seguiu-se para a sede de Simões onde a equipe sentou-se com o pároco, Pe. Miguel Feitosa e o diácono Fernando Amando, para juntos, socializarem os assuntos a serem discutidos no próximo encontro na cidade de Caridade.

10

Ao termino, seguiram-se para a sede do município de Caridade onde aconteceu uma reunião com os membros dos grupos, conselhos e pastorais. Na ocasião, Dom Plínio falou do projeto de criação da Área Pastoral de Curral Novo, a partir de sua necessidade pastoral tendo a urgência da presença permanente de um padre, afirmando que a Diocese trabalha com o proposito de encurtar distâncias e aproximar as pessoas.

12

A partir de sua fala, os participantes expuseram o não contentamento com a notícia de que o município de Caridade passaria a ser atendido pastoralmente pela área pastoral de Curral Novo e não mais por Simões, mas se dispuseram continuar dialogando sobre o processo.

Ao término da reunião, ficou certo de que até o mês de agosto, data em que está previsto a oficialização da Área Pastoral de Curral Nova, a Celebração Eucarística da sede de Curral Novo será celebrada todos os sábados às 19h, na sede de Caridade todos os domingos às 16h e na sede de Simões às 19h.

A seguir, a equipe retornou para a cidade de Simões e, no Salão Paroquial se reuniu com os representantes dos grupos, conselhos e pastorais da paróquia. No encontro, Dom Plínio falou novamente da proposta de criação da Área Pastoral de Curral Novo, sob um novo olhar da Igreja apresentado no Documento 100 da CNBB – Comunidade de comunidades: uma nova paróquia, ressaltando que é necessário: abrir o coração, olhar à necessidade e ir ao encontro das pessoas.

16

A visita ao Zonal concluiu-se com a Celebração Eucarística às 19h na Igreja Matriz de São Simão. Ao término,  Pe. Miguel Feitosa agradeceu a presença da equipe de governo da diocese e a todas as pessoas que participaram desse dia de evangelização e, concluiu: “Muito contente pelo dia de hoje, cansativo mais de muitos frutos para a nossa paróquia”.

Confira aqui todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email