Entre os dias 18 e 23 de fevereiro, Papa Francisco se recolhe para retiro da Quaresma

O retiro do papa e da Cúria Romana se realizará de 18 a 23 de fevereiro, na Casa do Divino Mestre, em Ariccia, Itália. “O elogio da sede” é o tema dos exercícios espirituais que o Papa Francisco e membros da Cúria Romana irão fazer.

Exercícios espirituais

O retiro terá início às 18h do domingo, 18 de fevereiro, com introdução, adoração e oração das vésperas. Os dias sucessivos terão início com a celebração da missa às 7h30 locais, e a seguir, a primeira meditação às 9h30. A segunda meditação está prevista para às 16h, antes da oração das vésperas e da adoração eucarística. Na sexta-feira, 23, último dia de retiro, está prevista uma única meditação.

“Aprendizes do estupor” é o título da reflexão de domingo, 18, que servirá de introdução a todo ciclo dos exercícios. Os temas dos dias sucessivos são: “a ciência da sede”, “percebi que estava sedento”, “esta sede de nada”, a sede de Jesus, as lágrimas contam uma sede, beber da própria sede, as formas de desejo, ouvir a sede das periferias, e a beatitude da sede.

Durante o período de retiro estão suspensas todas as audiências, incluindo a Audiência Geral de quarta-feira.

Pregador

O vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa, Portugal, Padre José Tolentino Mendonça, será o pregador dos exercícios espirituais de Quaresma do Papa Francisco e dos membros da Cúria Romana.

Nascido em 1965, em Machico (Arquipélago da Madeira), Pe. Tolentino foi ordenado sacerdote e 1990 e é doutor em Teologia Bíblica, em Roma.

De acordo com o jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR), “teólogo e poeta”, Pe. Tolentino “é uma das vozes mais autorizadas” da cultura portuguesa.

 

(Textos do Vatican News)

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email