Encerrou ao meio dia deste sábado, 02 de julho de 2016, a XXVI Assembleia Regional de Pastoral, em Teresina – PI.
Desde o dia 30 de junho que os bispos do Regional Nordeste 4, presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e religiosas de vida consagrada, cristãos leigos e leigas e demais representações das Dioceses do Estado estavam reunidos estudando e debatendo o tema “Misericórdia, justiça e paz”, inspirados no lema: “Quem tiver duas túnicas, reparta-as com quem não tem, quem tiver o que comer faça o mesmo”.
Após discutir alguns aspectos da realidade que interpelam o agir da Igreja, refletiu-se sobre a Misericórdia e a Justiça, inspirados na Bula Misericordiae Vultus, com a qual o papa Francisco proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
O Regional, com o desejo de ajudar as oito Igrejas particulares que o compõem a fazerem da Misericórdia, Justiça e Paz o tripé de seu trabalho evangelizador, durante a assembleia indicou algumas pistas que apontam para esta meta.
Em relação às pessoas:
Formação – intensificar, de forma contínua, a capacitação e a formação dos agentes de pastoral em relação ao tema da misericórdia e da justiça na perspectiva de torná-las realidade concreta na vida das pessoas e da comunidade. Aprofundar temas complexos, como a questão de gênero, a fim de ajudar os agentes de pastoral em seu trabalho de evangelização.
Sacramento da reconciliação – Ajudar as pessoas a se aproximarem do sacramento da reconciliação para receber o perdão, manifestação maior da misericórdia divina
Em relação às comunidades:
Acolhida – Tornar as comunidades espaço de acolhida, escuta e diálogo a fim de que, nelas, as pessoas se sintam irmãs umas das outras, sejam ouvidas em suas dores, angústias e esperança. Para isso, buscar a integração dos vários trabalhos e serviços evangelizadores existentes na comunidade
Missões – continuar a experiência das missões populares e círculos bíblicos já realizados no Regional, considerando que a missão nos faz uma Igreja em saída, que nos dá a oportunidade de realizar obras de misericórdia no encontro com o outro, especialmente as pessoas afastadas. Por meio de visitas regulares, tornar permanente a presença da Igreja junto às pessoas mais fragilizadas da comunidade como idosos e encarcerados
Iniciação cristã – Investir na catequese para que seja de inspiração catecumenal e cuide também da iniciação à vida cristã dos adultos;
Pastorais Sociais – Reconhecer as pastorais sociais como forma privilegiada de praticar as obras de misericórdia e fortalecê-las nas dioceses, dando atenção especial a projetos e instituições que atendam crianças e jovens em situação de risco, às equipes de fé e política e à criação de Comissões de Direitos Humanos.
Obras sociais – As paróquias tenham o cuidado para que a parte do dízimo destinada à dimensão social seja aplicada na assistência aos pobres, bem como uma porcentagem dos festejos.
Ao término, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito informou que a XXVII Assembleia Regional de Pastoral acontecerá no período de 06 a 08 de julho de 2017. Após o anúncio, o arcebispo fez a oração de envio e despedida dos participantes entregando todos a Nossa Senhora da Vitória.
Confira aqui todas as fotos.