Encerra Estágio Pastoral dos Seminaristas em Sussuapara

POR: CLEUMA SILVA

Após treze dias de intensa vivência pastoral no meio das comunidades, chegou ao fim o Estágio Pastoral dos Seminaristas na Cidade de Sussuapara-PI, atividade que deixa marcas na vida eclesiástica dos fiéis.

O Estágio teve início no dia 01 de janeiro, e foi encerrado na noite desse sábado, 13, com a Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião, que foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelo Pe. Edivaldo Santos, Promotor Vocacional, Pe. Antônio Cristo, Pe. Sebastião Santos, Pároco do Junco, Pe. José Pio Feitosa, Pe. Francisco Pereira Borges, Pároco da Catedral, Pe. Paulo Henrique, Administrador Paroquial de Bocaina e Pe. José Mairton, Vigário Paroquial de São José do Piauí.

A Eucaristia foi marcada pela instituição de quatro Ministérios sendo instituídos pelo Bispo ao Ministério de Leitor, os seminaristas: Marcos Vinicius Rocha Araújo e Vanderlan Silva Felix de Lima. O Ministério de Leitor confere ao candidato ao sacerdócio a missão de proclamar a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, de educar na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os Sacramentos e de anunciar a Boa Nova da salvação aos homens que ainda a não conhecem. Quando anunciarem aos outros a Palavra de Deus, deve o Leitor instituído também recebê-la em docilidade ao Espírito Santo, meditai-a atentamente, para adquirir cada vez mais o suave e vivo amor da Sagrada Escritura.

E no Ministério de Acólito, os seminaristas: Claudio Santana de Carvalho e Francisco Ramires Barros Moura. O Ministério de Acólito confere ao seminarista a missão de ajudar os presbíteros e os diáconos no desempenho das suas funções e de distribuir aos fiéis, incluindo os doentes, como ministros extraordinários, a sagrada Comunhão. Servindo a Igreja neste Ministério, o Acólito deve se esforçar para conformar-vos cada vez mais ao Sacrifício de Cristo, aprender o sentido íntimo e espiritual daquilo que realizar e amar sinceramente o Corpo Místico de Cristo, ou seja, o Povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes, vivendo segundo o mandamento que o Senhor deu aos seus Apóstolos na última Ceia: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”.

Ao término da celebração aconteceu o sorteio de uma TV LED 32” e de um SMARTPHONE MOTO C PLUS entre todos os colaboradores do Projeto Amigos do Seminário. O ganhador da TV foi o grupo do Terço dos Homens da Paróquia de Simões e o Smartphone a dona Maria Sueli da comunidade Lagoa Comprida.

Após o sorteio, os seminaristas fizeram uma homenagem as religiosas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que residem em Sussuapara em agradecimento pelo acolhimento e pelo serviço prestado ao povo da sede e das comunidades do município. Por fim, juntos anunciaram a cidade sede do próximo Estágio Pastoral escolhida pelos seminaristas a cidade de Caridade do Piauí.

Veja nos links o relatório geral do estágio e as fotos do encerramento!

Relatório!

Fotos!

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email