O bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou na manhã desta quinta-feira (26), visita a Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios. Durante a visita, Dom Plínio José juntamente com os seminaristas Marcos Roberto, Antônio Ismael e Edivaldo Santos conheceram todo o espaço da primeira casa da Fazenda da Esperança da diocese de Picos e em seguida celebrou a Santa Missa com os recuperandos (pessoas que estão em processo de recuperação).
Na homilia, Dom Plínio José destacou a importância da Fazenda da Esperança para o processo de recuperação dos dependentes químicos enfatizando a perseverança de cada um na procura pela recuperação.
Além da casa de apoio, a Fazenda da Esperança consta de outro espaço onde está uma capela, para desenvolver a espiritualidade e um galpão para os internos realizarem trabalhos que propiciem a eles uma convivência cada dia melhor. “Nossa convivência aqui na Fazenda é através do trabalho e da espiritualidade. Com o nosso esforço ajudamos no crescimento da Fazenda, já a oração, nos ajuda a superamos os desafios para continuarmos firmes até o fim. Não poderíamos deixar de agradecermos ao bispo Dom Plínio por vir celebrar conosco, sua presença nos animou e nos deixou mais fortes para continuarmos aqui” disse o primeiro interno da Fazenda da Esperança Antônio Lopes.
Conforme a coordenação da Fazenda, o tratamento para quem entra buscando a recuperação da dependência química acontece de maneira simples, mas que já apresenta vários resultados. “O trabalho aqui realizado, a espiritualidade e a convivência são fatores fundamentais para a recuperação, estes são os três pilares que sempre procuramos colocar em prática e que qualquer jovem que chegue na fazenda é inserido neste tratamento. Em relação ao trabalho, o dependente químico fica ocioso, por isso ele precisa trabalhar para não ficar parado, e outra coisa que a gente também propicia é o encontro com Deus através das orações, momentos de capela, tudo isso é fundamental em uma recuperação de dependência química”, disse Valter Freitas administrador geral, que acrescentou ainda, “Para mim, é uma graça fazer parte da Fazenda Nossa Senhora dos Remédios, de poder ajudar na recuperação de tantas pessoas. Sou ex-dependente químico recuperado pela Fazenda em 2010, e como fui ajudado a me liberta do mundo das drogas agora tenho a satisfação de me doar por inteiro na recuperação dos nossos irmãos”.
Para que o espaço de recuperação de dependentes químicos fosse implantado na região, a Diocese de Picos fez a doação do terreno para a edificação da Fazenda que está localizada na comunidade Lagoa Achada, município de Itainópolis, a 45 km da cidade de Picos. Foi inaugurada no dia 15 de setembro de 2013, e conta atualmente com 10 internos.
O administrador geral da Fazenda da Esperança Nossa Senhora dos Remédios, Valter Freitas, fala sobre o trabalho desenvolvido pela Fazenda da Esperança na Diocese de Picos. Confira no vídeo abaixo.
Confira no link todas as imagens
http://dp15.soprodiocesano.com.br/gallery/fazenda-da-esperanca-nossa-senhora-dos-remedios/