Dom Plínio José realiza 3ª Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX/PI

Por: Jairo Leno

No período de 23 a 26 de maio de 2024, a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e suas comunidades receberam a presença do Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, em mais uma Visita Pastoral, a fim de acompanhar de maneira mais próxima a caminhada pastoral nesta cidade e estreitar os laços entre o Bispo e os paroquianos. Dom Plínio visitou famílias e pôde conhecer realidades distintas e como as Comunidades vêm desenvolvendo a missão de anunciar o Evangelho a todos.

O Bispo Diocesano foi acolhido na manhã do dia 23 na entrada da cidade de Pio IX/PI, com a presença de representantes das pastorais existentes na Paróquia, bem como a presença do Padre Gregório Leal Lustosa – Pároco e do Padre Cláudio Silva, vigário. Juntos seguiram em caminhada até a igreja , onde realizou-se um café comunitário. Padre Gregório, em entrevista à Rádio Cultura FM de Picos, ressaltou que o desejo é de caminhar juntos, marcados pela esperança, como nos pede o Papa Francisco.

 

O primeiro dia de visita foi ao Setor Serra do Boi, compreendendo as Comunidades: Serra do Boi, Lagoa Nova, Cinco Umbuzeiro, Santa Cruz e Tapaginha. Na parte da tarde Dom Plínio, junto ao Padre Gregório e Padre Claudio Silva encerraram o dia de visitas indo até Setor da Comunidade Pau Ferro, que já se encontra no limite do Piauí com o estado do Ceará. Visitaram também Sobrado, Sobrado Santo Antônio, Sobrado Nossa Senhora Aparecida e Assentamento Mundoca Teles.

No segundo dia de visita, Dom Plínio esteve na Comunidades Baixa do Poço I, Sítio Guaribas, Baixa do Poço II, Assentamentos: Guaribas II, Novo Horizonte, Alto Riso, e Alto Belo, Vila Bastião e Serra da Aparecida. Na parte da tarde visitou as Comunidades: Recreio, Carrancudo, Marçal, Deserto, Tatu, Serra da Cidreira, Massapê, Mulungu e Boa Vista. Na ocasião Dom Plínio presidiu a Santa Missa na Comunidade Recreio, cocelebrada pelo Padre Gregório Leal e Padre Claudio Silva.

No sábado, terceiro dia de Visita Pastoral, o Bispo Diocesano visitou as Comunidades: Serra da Baraúna, Baraúna, Sítio Odilândia, Caldeirão do Davi, Serra da Travessa, Assentamentos: Nova Aliança, Santa Fé, Nova Esperança e Paulo Freire II, Serra do Jabotá e Balisa, concluindo a visita na Comunidade de São Bento, onde foi recebido por um grande número de jovens.

Dentro da programação da Visita Pastoral do Bispo à Paróquia, o mesmo esteve reunido todas as noites com os diversos grupos, movimentos e pastorais da Paróquia: Pastoral da Juventude, Jovens da Crisma, EJC, Catequese, Pastoral Familiar e ECC.

Dom Plínio esteve também na secretaria da Paróquia e reuniu-se com os membros do Conselho Pastoral e Econômico.

A terceira Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio encerrou-se com a Santa Missa, na qual na aconteceu também o Sacramento do Crisma de 180 jovens e adultos. Padre Gregório Leal externou que a paróquia viveu um “Novo Pentecostes”.

Para mais informações, veja o Relatório Geral da Visita no link abaixo.

Relatório 3ª Visita Pastoral de Dom Plínio Luz à Paróquia de Pio IX

Confira todas as fotos

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email