Dom Plínio encerra Visita Pastoral Missionária à Paróquia de Pio IX

Atendendo as normas do Direito Canônico e cumprindo sua missão de pastor, o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou de 19 a 22 de outubro, Visita Pastoral Missionária à paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX – PI.

Dom Plínio foi recebido na manhã de quinta-feira (19) pelo pároco de Pio IX, Pe. Francisco Feitosa. Sua primeira atividade pastoral foi se reunir com os Conselhos Paroquiais e Comunitários constituídos por leigos que coordenam os diversos movimentos e pastorais e que ajudam na promoção da ação pastoral na paróquia.

Durante os quatro dias de vista, reuniu-se com várias comunidades, visitou idosos, doentes, instituições e presidiu a celebração da Eucaristia. O encerramento da atividade pastoral aconteceu na noite desse domingo 22, às 18h, com a Santa Missa marcada pelo sacramento da confirmação onde 100 jovens e adultos foram crismados. A Eucaristia foi presidida por Dom Plínio e concelebrada pelo Pe. Francisco Feitosa.

Na homilia, Dom Plínio refletiu sobre a liturgia do dia e falou do sentido da Visita Pastoral Missionária “A visita é exatamente para visualizar, perceber de perto a realidade para criarmos uma atitude de cuidado mais preciso ao nosso povo a partir de um conhecimento atualizado e real da realidade que vivenciamos”. Ao se dirigir aos crismandos recordou a importância do Sacramento do Crisma “Se fossemos comparar, a Crisma seria para vocês como uma formatura, mas é muito mais importante, porque vocês estão formados não por uma sabedoria humana de letras, mas uma sabedoria Divina, através do dom de Deus”.

No final da Missa foi lido o relatório final da Visita Pastoral que apresenta todas as atividades vivenciadas pelo o bispo e missionários durante o período. Clique aqui, e confira o relatório na íntegra.

Confira aqui todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email