Posse Canônica de Dom Eduardo Zielski na diocese de São Raimundo Nonato – PI

Nomeado há um mês pelo Papa Francisco, Dom Eduardo Zielski, tomou posse na noite do sábado (02/04/2016), como novo bispo da Diocese de São Raimundo Nonato – PI.

Às 09:00h o referido bispo foi acolhido pela comunidade de São Raimundo Nonato em frente o Posto Nossa Senhora Aparecida de onde seguiram em carreata até a Igreja Catedral.

Desde a sua chegada à cidade, e durante toda tarde, o tempo de Dom Eduardo foi preenchido pelas muitas visitas que recebeu de seus ex-diocesanos, e saudações de boas vindas realizadas pelo povo de sua nova diocese.

A Celebração Eucarística de acolhida e posse canônica teve início às 18:00h na Praça da Igreja Matriz, presidida por Dom Eduardo Zielski, e concelebrada por Dom Jacinto Furtado da Silva Sobrinho, Arcebispo de Teresina; Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas Tocantins; Dom Cândido Lorenzo González, Bispo Emérito de São Raimundo Nonato; Dom Alfredo Schaffler, Bispo de Parnaíba; Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo Coadjutor de Parnaíba; Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo de Picos; Dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito de Floriano; Dom Ramon Lopes da Rosa, Bispo Emérito de Bom Jesus do Gurguéia; Dom João Coute, Bispo de Zé Doca; Dom Romualdo Matias, Bispo de Porto Nacional; Dom Magno Henriques Lopes, Bispo de Salgueiro; Monsenhor Thomas Grisa, encarregados de negócios da Nunciatura Apostólica no Brasil; bem como sacerdotes da diocese de São Raimundo Nonato e de outras dioceses.

Logo no início da solenidade, o bispo coadjutor de Parnaíba e ex-administrador apostólico da diocese de São Raimundo Nonato, em seu período de vacância, Dom Juarez Sousa, deu as boas vindas a Dom Eduardo enfatizando: “Pode entrar, seja bem vindo Dom Eduardo, aqui o senhor encontra um povo de alma missionária, o berço do homem americano já sinaliza as inscrições rupestres de nossos ancestrais, gravadas nas lapides dos sítios arqueológicos as crenças de que, para além do imanente existe o transcendente, e, de que, a vida vai para além da morte”.

29

Durante a cerimônia, o secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Thomas Grisa, fez a apresentação e leitura da Bula do Papa Francisco pela qual nomeou dom Eduardo Zielski, bispo da Diocese de São Raimundo Nonato.

41

A seguir, aconteceu o gesto de transmissão do pastoreio através da entrega do Báculo, símbolo do serviço pastoral feita a Dom Eduardo Zielski, pelo arcebispo da arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Furtado. Após o ato, Dom Eduardo, já plenamente revestido e empossado na sua missão de pastor na nova diocese se dirigiu a sua Cátedra lugar específico de onde o bispo exerce o seu ministério, sendo em seguida, cumprimentado por todos os bispos, padres, fiéis e leigos presentes manifestando obediência e respeito.

45

Em suas primeiras palavras dirigidas a seus novos diocesanos através da homília, Dom Eduardo disse: “Hoje estou aqui diante de vocês para começar o meu novo serviço eclesial como pastor da diocese de São Raimundo Nonato. Estou chegando com mensagens que me acompanham na minha vida sacerdotal, “Somente a Misericórdia”. Durante esses anos de sacerdócio tento aproximar os fiéis a mim confiados,…esse pão da fé, fé em Deus que se manifesta de maneira especial em Jesus. Concluo minhas palavras expressando a gratidão aos padres, religiosas e leigos da diocese de Campo Maior, o meu coração surge o sentimento de felicidade pelo tempo que foi me dado para estar com vocês. Para vocês que estão aqui na diocese de São Raimundo estou chegando com toda abertura, não me resta muitos anos para aposentadoria, mas como falei hoje sobre pão, dessa maneira quero continuar com vocês até esta hora que a Igreja determinar para que possamos caminhar na direção de Deus”.

51

Na Ação de Graças, um representante do clero de Campo Maior, um representante do clero e dos leigos de São Raimundo Nonato expressaram em suas falas agradecimento e acolhida a Dom Eduardo.

O arcebispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste IV, Dom Jacinto Furtado, em nome da província eclesiástica do Piauí, integrado por oito dioceses expressou admiração e gratidão a Dom Juarez Sousa pela sua disponibilidade de assumir a diocese de São Raimundo em seu período de vacância como administrador apostólico.

A Dom Eduardo o arcebispo disse:  “Hoje, nós seus irmãos bispos sentimos algo tanto diferente em vários aspectos e, um deles, é que foi transferido dentro da mesma província eclesiástica, como também é uma coincidência o fato de que justamente neste Jubileu da Misericórdia, as vésperas do domingo da divina misericórdia, com seu lema “somente a misericórdia” tenha chegado precisamente nessa diocese. Creio que exatamente com olhos de misericórdia vai contemplar esse rebanho que lhe é confiado. Em nome dos irmãos bispos da nossa província eclesiástica quero confirmar a nossa comunhão fraterna e dizer que é nesse espirito de unidade que somos chamados a preservar, construir ou restaurar quando necessário, o que o senhor Jesus exerce por nosso intermédio. Que o senhor lhe confirme na sua missão, lhe der a graça de poder sempre percorrer  os caminhos da misericórdia nesta diocese que lhe é confiada e que nossa senhora das Mercês, a mãe da misericórdia, sempre lhe assista nesse pastoreio”, concluiu.

Ao término da Celebração, Dom Eduardo recebeu os cumprimentos com os desejos de boas vindas dos grupos, pastorais e movimentos da Igreja local. Toda a cerimônia foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM.

Confira aqui todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email