Ao chegar à residência oficial do Bispado, foi acolhido pelo Bispo Diocesano Dom Alfredo Scháfller, que lhe entregou, de pronto, as instalações do Palácio Episcopal reformado e devidamente mobiliado para acolher o seu novo ocupante.
Parnaíba viveu um dia bem diferente para receber o seu Bispo Coadjutor, Dom Juarez Sousa. O clima de festa estava por toda parte. Desde a sua chegada ao Palácio Episcopal, e durante toda tarde, o tempo de Dom Juarez foi preenchido pelas muitas visitas que recebeu, e saudações de boas vindas realizadas por amigos e representantes de comunidades.
No final da tarde, milhares de pessoas participaram de uma concentração na frente do Palácio Episcopal. A multidão aguardou a saída do Bispo com cantos e danças, no meio da rua. Ao aparecer na porta, Dom Juarez Sousa foi calorosamente aplaudido. Todos queriam tocá-lo.
Com visível bom humor, Dom Juarez Sousa atendia a todos com um sorriso, apesar da multidão que o comprimia. Ele foi convidado a subir num carro de som (uma espécie de mini trio elétrico), de onde saudou os presentes e dirigiu, publicamente, as primeiras palavras aos presentes. Foi uma saudação de agradecimento.
Dom Juarez participou, a seguir, de uma caminhada em direção à Catedral de Nossa Senhora da Divina Graça, a Padroeira da Cidade. As milhares de pessoas acompanharam, o Bispo em todo num clima de entusiasmo e animação, até a chegada à Igreja Catedral.
No local, Dom Juarez Sousa foi recebido por Dom Alfredo Scháffler, Bispo Diocesano de Parnaíba, e outras milhares de pessoas que lotavam a Praça da Graça.
Missa de acolhida
A Missa de apresentação e acolhida do novo Bispo Coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez de Sousa da Silva, no sábado (5), na Catedral de Nossa Senhora da Divina Graça, foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Alfredo Scháffler.
Dom Juarez foi recepcionado com festa e muita expectativa na comunidade. A Celebração Eucarística reuniu leigos, religiosos, padres e bispos do regional Nordeste 4 e de outros regionais.
O governador do Estado Wellington Dias e o prefeito de Parnaíba Florentino Neto e outras autoridades também participaram da Missa de acolhida a Dom Juarez Sousa, em Parnaíba
Memória
No momento de Acolhida da Celebração, o Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Alfredo Scháffler fez memória da tragédia provocada com o rompimento da Barragem de Algodões. A tragédia ocorrida no dia 27 de maio de 2009 matou 17 pessoas. O número de desaparecidos continua incerto.
Dom Alfredo denunciou a falta de justiça e disse que até agora não houve uma indenização justa para as famílias que perderam seus entes queridos. O Bispo Diocesano também reclamou que não houve, até agora, uma justa reparação, também, para os danos materiais dos atingidos pela tragédia.
Disposição
O Bispo Coadjutor, Dom Juarez Sousa, agradeceu as manifestações de carinho recebidas e conclamou toda a comunidade, em especial os jovens para trabalharem a unidade em Cristo.
“O novo sempre assusta, mas enche de esperança. Coragem! Deus disse não temas! Quero conhecer e construir a unidade com toda a igreja. Que todas as nossas ações sejam marcadas pelo atributo da fé em Deus e que ajamos ajudados pela força de Deus e pela sua graça. Todos temos essa graça de sermos misericordiosos como o pai” disse Dom Juarez aos fiéis.
Transição
De acordo com Dom Alfredo Scháffler, com a nomeação de Dom Juarez Sousa, feita pelo Papa Francisco, o seu irmão no episcopado passa a colaborar na realização das atividades pastorais da Diocese.
Ainda de acordo com Dom Alfredo, durante certo tempo, Dom Juarez também estará dedicado ao conhecimento da Diocese, preparando-se para sucedê-lo no governo diocesano, no momento oportuno, como bispo titular de Parnaíba. As atividades que estão em curso, neste momento fazem para de um período de transição.
Dom Juarez Sousa é recebido com entusiasmo pela comunidade parnaibana e retribui o carinho com indisfarçável bom humor
Parnaibanos foram às ruas para saudar a chegada do Bispo Coadjutor Dom Juarez Sousa
Jovens e pessoas de todas as idades dançaram nas ruas festejando a chegada de Dom Juarez Sousa como Bispo Coadjutor de Parnaíba