Diretório de Comunicação para a Igreja do Brasil é Aprovado

Depois de 13 anos de pesquisas, análises e práticas de comunicação vivenciadas nas dioceses, paróquias e comunidades, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou na última quarta-feira, (13), o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil.

O documento tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.

De acordo com informações da assessora da comissão para comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari, o Diretório será lançado na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontecerá de 29 de abril a 09 de maio deste ano, em Aparecida (SP) e apresentado no 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que será realizados de 24 a 27 de julho, também em Aparecida (SP).

A Ir. Élide destacou ainda que a partir de agora cabe às dioceses e paróquias, assim como as diferentes pastorais, movimentos e mídias católicas, estudar o Diretório confrontando suas preposições com a realidade local e definir seus planejamentos e ações.

O Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo. Que são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8-Políticas de Comunicação; 9- Educar para a Comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

O Diretório traz ainda um glossário de comunicação que contempla termos próprios da área e relacionados à vida eclesial e da Igreja.

Foto e informações: CNBB

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email