Diocese de Picos participa do 7º Nordestão de CEBs

Teve início na noite dessa quinta-feira 07 de julho e segue até o domingo dia (10), no Centro de Pastoral São José, Bairro São José Operário, na Arquidiocese de Teresina – PI, o 7º Nordestão de CEBs – Comunidades Eclesiais de Base.

“O Nordestão, além de fazermos um resgate e memória das Comunidades Eclesiais de Base é um momento forte de integração, comunhão, fraternidade e partilha”, comentou a leiga Maria Aurenir Paiva da Diocese de Picos.

Cerca de 400 pessoas dos nove estados do nordeste participam do evento que este ano tem como tema “CEBs no Nordeste e os desafios do mundo urbano” e lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo nordestino e desci para libertá-lo”. Representando a Diocese de Picos participam 15 pessoas, entre elas, o padre referencial das CEBs, Antônio Mendes Neto e Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, que por motivos de agenda só pode se fazer presente durante esta sexta-feira.

Assim como Dom Plínio, vários bispos do nordeste também participam ou participaram do evento. Para o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, a presença dos bispos é significativa. “Isso nos dá a certeza de que esse é um movimento de Igreja que está em plena comunhão com seus pastores e os pastores em total apoio, até porque o Documento de Aparecida privilegia precisamente essa dimensão das comunidades eclesiais de base no meio da Igreja como um espaço de vivência da palavra de Deus com o compromisso social”.

Sobre a temática, um dos assessores, Padre Anastácio Ferreira afirma: “Um dos grandes desafios enfrentados pelas CEBs é como ser igreja na base, como ser comunidade que vive sua fé em torno da palavra de Deus que privilegia diversificação dos ministérios que tem um compromisso social e ecumênico dentro do âmbito cidade. O tema trabalhado debate os grandes desafios da cidade a fé cristã na busca de construção do Bem Viver para todos e todas”.

O Nordestão, além de trabalhar a temática proposta ajudará a aprofundar o tema e o lema do 14ª Intereclesial que acontecerá em janeiro de 2018, na cidade de Londrina (PR).

Pela segunda vez o Nordestão de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) é sediado no Piauí, sendo o anterior acontecido em 1996 na Diocese de Picos.

7 9 12 18

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email