Na manhã de domingo, 26 de novembro, dia em que a Igreja Católica celebra a Solenidade de Cristo Rei, a Diocese de Picos celebrou a abertura do Ano Nacional do Laicato e a conclusão de mais uma turma da Escola de Formação Discípulos e Missionários de Jesus.
Os dois acontecimentos foram marcados pela celebração da Santa Missa, às 09h, na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges – pároco da Catedral, Antônio Cristo de Oliveira – pároco de Marcolândia e referencial para a Escola de Formação, Edivaldo dos Santos Silva – pároco de Patos e Francisco Berto de Carvalho – vigário paroquial de Curral Novo do Piauí.
Na homília, após refletir a liturgia do dia que apresenta Cristo como Rei, Pastor e Juiz, que mostra os critérios de pertença ao Reino de Deus, Dom Plínio, se referindo a abertura do Ano do Laicato disse: “A missão do leigo é indiscutivelmente importante na Igreja, o leigo não pode ficar esperando o bispo ou o padre dizer o que ele tem que fazer, se ele é cristão batizado e tem consciência da necessidade não precisa esperar”, e advertiu aos 50 formandos “…não adianta ser da Pastoral se não vai ao encontro dos outros. Pastoral é aquela que a pessoa vai até as últimas consequência para cumprir a sua missão”.
Após a homília, o padre referencial da Escola na Diocese, Pe. Antônio Cristo de Oliveira recordou que a Escola de Formação faz parte do projeto de evangelização da Diocese de Picos e tem acontecido com a colaboração de todas as Paróquias. Ao término, foi entregue a cada aluno o certificado de conclusão do curso.
Para a coordenadora do Conselho Nacional do Laicato no Brasil, na Diocese de Picos, Bernadete Carvalho, o Ano do Laicato será uma oportunidade dos leigos testemunhar Jesus Cristo “Esperamos que durante este ano do Laicato nós leigos assumamos de fato o nosso papel, não só vestindo a camisa, mas colocando em prática a ação de Jesus, sendo protagonistas de uma história diferente”, disse.
O Ano Nacional do Laicato segue até o dia 25 de novembro de 2018. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.