Devoção à Maria é expressa de forma intensa durante festejo

Não é de hoje que os cristãos católicos fazem romarias, rezam o terço, pagam promessas e celebram festas em honra a Virgem Maria. Este relacionamento de intimidade com Maria é essencialmente filial, uma relação única e irrepetível entre duas pessoas: da mãe com o filho e do filho com a mãe. Na cidade de São Julião-PI, esta devoção permanece viva há quase 200 anos, sendo que há 140 anos celebra-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz, construída no ano de 1873.

festejo 4

Os devotos e devotas, participam intensamente do novenário dedicado à Maria, invocada pelo título de Nossa Senhora da Conceição. Durante cada Novena/Missa que é celebrada é possível notar os sinais desta devoção fervorosa do início ao fim da celebração.

Logo cedo ao cair da tarde, após as primeiras badaladas do sino, os fiéis já começam a adentrar a Igreja que ainda se encontra vazia, este momento já serve para rezar alguns mistérios do terço que se encontra na mão, ou mesmo uma conversa mais próxima com Deus por intermédio de Maria. Pontualmente às 19h é iniciada a Celebração Eucarística, com a invocação da Santíssima Trindade, e após a saudação do Sacerdote, a comunidade recita a Oração Preparatória da Novena de Nossa Senhora da Conceição, com preces, pedidos e agradecimentos. Canta-se a Ave-Maria intercalando com as Jaculatórias, e ao final o Presidente da Celebração conclui com o Oferecimento.

festejo 5

Após penitenciar-se à Deus pelos pecados, glorificar a Trindade Santa e participar dos Ritos Litúrgicos onde se escuta a Palavra de Deus, os fiéis dobram os joelhos e juntos entoam a Ladainha com súplicas e pedidos para que Nossa Senhora rogue a Deus por nós. Num rápido olhar pelas pessoas que se encontram na parte interna e externa da Igreja participando da Santa Missa, é possível perceber o quanto os filhos desta terra expressam esta devoção tão forte, seja pelos que vestem a camiseta da Festa de Nossa Senhora da Conceição, ou ainda pelos que vestem o azul ou o branco como forma de pagar pelas promessas feitas à Maria.

festejo 6

São muitos os que vêm de longe e de perto participar da festa, filhos que regressam trazendo no peito a alegria de poder reencontrar os familiares e amigos que não viam a tanto tempo. Ao final da Missa, após da bênção, enquanto canta-se o Hino da Padroeira, a assembleia inicia o cortejo em direção a imagem de Nossa Senhora, pois não dá pra sair da Igreja sem pedir a bênção da Mãe da Conceição.

festejo 1

A vivência desta fé por meio da devoção a Maria é como um sopro que acende um amor na alma, cumprindo a vontade de Deus, que quis representar para nós o imenso dom de amar, dando-nos Maria como Mãe.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email