Conselho Diocesano de Pastoral realiza encontro

Aconteceu na manhã deste sábado, dia 05 de abril de 2014, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), em Picos, Encontro do Conselho Diocesano de Pastoral.

O encontro teve início às 08h com acolhida seguida de momento de oração e palavra de abertura com o bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.

Em seguida o vigário geral da Diocese de Picos Pe. Flávio de Sousa Santiago realizou Estudo do Cap. II do Evangelii Gaudium: Orientações e Traços Pastorais para o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual.

2
Na oportunidade, a coordenadora regional da Pastoral da Criança do Regional Nordeste 4, Jeane Nascimento apresentou a realidade Sócio-pastoral da Pastoral da Criança atualmente na Diocese de Picos.

6

Às 11h, o bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva apresentou o projeto de  Videoconferência Episcopo.Net. A plataforma trata-se de uma iniciativa do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), com o objetivo de favorecer a comunicação entre os bispos, o Celam e os departamentos espalhados pelo continente. O Episcopo.Net oferece salas virtuais de videoconferências para 22 conexões simultâneas; auditório virtual para 500 conexões; contas de e-mail com certificado de segurança e criptografia; cursos, relatórios, redes etc. Na ocasião, Dom Plínio José mostrou na prática como acontece a vídeo conferência conectado com algumas pessoas da diocese e com a participação do assessor da Conferência dos Bispos do Paraguai, Fernando, direto de Assunção.

Participaram do encontro vários padres da Diocese de Picos, representantes do Conselho Paroquial de Pastoral, representantes do Conselho Administrativo Paroquial e membros da Pastoral da Criança das paróquias.

Para o coordenador do Conselho Diocesano de Pastoral Pe. Francisco de Assis no encontro foi possível encontrar reflexos tanto no presbitério como nas religiosas e leigos que neste momento somam forças com a coordenação de pastoral para desenvolver bem o Plano de Pastoral que será concretizado durante o ano de 2014.

10

No final do encontro alguns padres dos Zonais receberam um decreto de missão canônica como referencial de cada Zonal. Os Sacerdotes serão responsáveis para junto a Coordenação Diocesana de Pastoral, animarem a vida pastoral da Diocese e ajudarem na efetivação das Diretrizes e ações pastorais assumidas em Assembleia Diocesana de Pastoral, em seu respectivo Zonal e, em comunhão com os demais padres que o compõem, observando as determinações do Código de Direito Canônico e as normas emanadas pela Autoridade Diocesana.

8

Confira o nome de todos os padres que receberam o decreto:

Zonal I (Catedral e Itainópolis) Padre referencial: Pe. Francisco Pereira Borges.

Zonal II (Paulistana, Betânia e Queimada Nova) Padre responsável: Pe. Sergio Leal de Moura.

Zonal III ( Fronteiras e PIO IX) Padre responsável: Pe. Feliciano dos Santos Dias.

Zonal IV (Santa Cruz e Ipiranga) Padre responsável: Pe. Francisco de Assis Sousa.

Zonal V (Junco, Fco. Santos e Mons. Hipólito) Padre responsável: Pe. Flávio de Sousa Santiago.

Zonal VI (São José Operário e Bocaina e São José do Piauí) Padre responsável: Pe. José Mairton da Silva.

Zonal VII (Marcolândia, Simões e Padre Marcos) Padre responsável: Pe. Antonio Cristo de Oliveira.

Zonal VIII ( Patos e Jaicós) Padre responsável: Pe. Antonio Mendes Neto

1

4

5

11

7

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email