Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria – FCIM

SÍNTESE HISTÓRICA DA FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA

A congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, segundo a narração do seu próprio fundador – Padre Júlio Maria de Lombaerde, “nasceu pequenina na humildade, na pobreza, sem intervenção nem de ricos nem de poderosos”.

Padre Júlio Maria – missionário belga ao ser enviado para o Brasil, num momento de oração para escutar os desígnios de Deus, decidiu-se a fundar uma Congregação Religiosa, inspirada na vida de Maria.

Chegando em Macapá, questiona-se sobre seu projeto perante a realidade sociocultural, econômica e religião da cidade.

Após ter ele fundado a Associação das Filhas de Maria, algumas jovens desejaram o ingresso na vida religiosa para a missão e o apelo pessoal de fundar uma congregação deram ao Padre Júlio Maria a certeza de que a hora de Deus chegara.

Muitas vezes falara de seu projeto para Dom Amando Bahlman – Bispo de Santarém -Pará – que talvez percebendo a impossibilidade de sua realização. Não interfere nos planos do vigário, do fundador.

Padre Júlio Maria marca com o bispo um encontro em Belém, para ultimar a fundação do Instituto Cordimariano. O bispo não se faz presente na hora prevista e Padre Júlio Maria toma a iniciativa de organizar a cerimônia de fundação. – Quando Dom Amando chega, percebendo que tudo está preparado, opõe-se radicalmente. O missionário justifica-se dizendo ter querido somente a glória de Deus, mas está disposto a enviar as candidatas para suas famílias, caso fosse esta a vontade da autoridade diocesana.

O bispo se acalma, reflete e diz que, fechando os olhos à fundação Cordimariana, permitirá a obra e, no futuro, verá o que fazer.

A Congregação estava fundada.

ERA 21 DE NOVEMBRO DE 1916 – FESTA DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

COMUNIDADE CORDIMARIANA DO INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO
Endereço: Rua Marcos Parente, 372 – Centro -64600-106 – Picos – PI
Telefone:

IRMÃS

Ir. Elizângela de Oliveira Caldas

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email