Comunidades da Paróquia de Bocaina discutem criação da área pastoral São João Batista, em São João da Canabrava

Foi com alegria e entusiasmos que representantes dos grupos, pastorais e movimentos dos municípios de São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Bocaina se reuniram na manhã desse sábado 14 de maio, no Salão Comunitário da cidade de São João da Canabrava com o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva. Também estiveram presentes o pároco da paróquia de Bocaina, Francidilso Silva do Nascimento, o Diácono Francisco Berto de Carvalho, bem como representantes do poder público municipal local.

O encontro do pastor diocesano com as comunidades teve a finalidade de discutirem juntos, a elevação do município de São João da Canabrava a Área Pastoral. Na oportunidade, Dom Plínio falou do projeto de criação da Área Pastoral São João Batista, a partir do Código de Direito Canônica que contempla ao bispo diocesano o direito de criar áreas pastorais de atendimentos.

11

Durante sua fala, o bispo recordou: “lembro que quando cheguei aqui a Igreja era bem pequena, mas percebi uma igreja a caminho. O que me chamou atenção foi a presença e participação do povo, característica própria de vocês”. Sobre a criação de mais uma área pastoral na diocese, Dom Plínio disse: “A criação da área pastoral São João Batista deve representar para as comunidades, um renovado ardor e compromisso missionário”.

A pós sua fala, os participantes expuseram suas colocações. Mediante suas falas, nota-se que ambos os municípios estão em comunhão para a criação da Área Pastoral. “Acredito que se a área pastoral está sendo criada em São João da Canabrava é porque Jesus tem um objetivo maior para nós. Nós de São Luís do Piauí agradecemos a Deus por essa realização, sei que não vai ser fácil, mas dentro do possível vamos contribuir como comunidade”, afirmou a integrante da comunidade de São Luís do Piauí, Francimeire Barros.

21

“Estamos felizes, essa manhã é histórica para São João da Canabrava e São Luís do Piauí, a partir de agora só resta a cada um de nós iniciarmos os nossos momentos de orações mais forte ainda para que todo este plano Divino seja concretizado”, afirmou o Coordenador do Grupo Terço dos Homens de São João da Canabrava, professor Carlos Leal.

20

Pelo fato de criar a área pastoral os dois municípios não deixarão de pertencer a paróquia de Bocaina, a diferença é que antes todas as decisões administrativas e pastorais estavam entrelaçadas a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e com essa elevação para Área Pastoral, São João da Canabrava terá “autonomia”, seu novo pastor estará em comunhão com o bispo, todos os poderes necessários para desempenhar a sua missão nesta Área que lhe foi confiada. Porém, a Área só será desmembrada oficialmente da Paróquia de Bocaina a partir de sua oficialização como Paróquia.

Para mais alegria dos presentes, ao final da reunião Dom Plínio anunciou que a data de oficialização da Área Pastoral São João Batista e apresentação do padre que vai acompanha-la está marcada para o dia 27 de agosto de 2016, as 19 horas.

Confia aqui as fotos da reunião

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email