A comunidade de Baixa Grande, município de Dom Expedito Lopes – PI, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, encerrou a Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, neste sábado (12/10). A cerimônia teve início com uma procissão saindo do Posto de Saúde da Comunidade, com participação das famílias. Também estiveram presentes o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e o pároco, Pe. Sebastião Francisco dos Santos.
Em todo o trajeto da procissão, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida por uma senhora da comunidade. Os demais participantes acompanhavam com cantos e orações, sob a animação do Pe. Sebastião, através de um megafone.
Enquanto acontecia a caminhada, muita gente que vinha chegando das comunidades vizinhas ia ocupando os bancos do interior do templo. No início da Missa a igreja ficou cheia de gente e até mesmo do lado de fora se podia ver presença dos fiéis.
Na homilia, Dom Plínio falou sobre a presença de Maria nas bodas de Caná (cf. Jo 2,1). “Provavelmente, Maria foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local do evento e logo e logo se pois a servir. Sua disponibilidade era sem medida. Isso, por certo, despertou interesse entusiasmo nos outros serventes que passaram a seguiam suas orientações, “fazei tudo o que ele vos disser” (Jo2, 5). Como é belo ver pessoas de nossas comunidades que estão sempre presentes e se poem a servir com alegria, sem medir esforços”, comentou.
No final da celebração, Pe. Sebastião destacou a importância do envolvimento das pessoas durante a Festa e agradeceu a todos. Uma pessoa representando a comunidade agradeceu a presença dos visitantes. Dom Plínio convidou os jovens para frente do altar e sugeriu a todos os presentes que apoiassem a Juventude, dizendo: “Incentivem os jovens a participarem das atividades da comunidade (cantos, liturgia da palavra, jograis). Botem os jovens na frente para animar. Eles têm capacidades. Caso façam esta experiência, seus pais, avós e parentes verão o resultado brilhante”, afirmou. Citou como exemplo o que viu nas comunidades de Jacú e Cantinho, na Área Pastoral de Queimada Nova, Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, onde os jovens estão contribuindo fortemente para o crescimento e na participação do povo nas comunidades.