Comissão Pastoral da Terra de Picos realiza Assembleia Diocesana de Agentes e Lavradores

A Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Diocese de Picos, está realizando nesta sexta-feira, 25/10, uma assembleia com agentes e lavradores das diversas comunidades da diocese.

O encontro acontece no Centro de Treinamento Diocesano – CTC, Picos-PI, e conta com a presença de representantes da Coordenação Regional da CPT do Piauí, além de Religiosas da Diocese de Picos que acompanham os trabalhos na Diocese.

O objetivo principal da assembleia é discutir a caminhada da CPT, bem como a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do grupo acompanhado. Entre os temas abordados no encontro estão a seca prolongada que já assola o semiárido há algum tempo, levando em consideração a luta do povo, os desafios encontrados, e as possíveis soluções de convivência. Os projetos de mineração são outro ponto abordado nas discussões já que grande parte destes projetos estão sendo desenvolvidos na região de Picos, como a TRANSNORDESTINA, que afeta com mais intensidade o município de Curral Novo.

Além das várias discussões, esta assembleia é também um espaço para socializar as ações da CTP na Diocese durante o ano de 2013, levantar prioridades e estratégias de enfrentamento da realidade dos mais fragilizados pela seca ou questões de terra, e, como parte deliberativa, escolher os delegados para assembleia Regional da CPT.

Segundo Antônio Eusébio (Coordenação da CPT/Regional NE 4), em consonância com toda a Igreja, procura-se também ver como a juventude se posiciona na sociedade diante dessas temáticas, já que estamos vivendo o Ano da Juventude no Brasil.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email