Comissão Pastoral da Terra – CPT

A Comissão Pastoral da Terra é uma Pastoral Social da Igreja Católica. No Piauí surgiu em 1979, na Diocese de Picos em 1984, tendo em vista a organização, acompanhamento e fortalecimento das lavradoras e lavradores.

Na Diocese de Picos a CPT vem desenvolvendo um trabalho junto aos trabalhadores e trabalhadoras, sendo uma presença solidária, profética, ecumênica, fraterna, afetiva, educativa e transformadora através de visitas as famílias, formação de lideranças, estudo bíblico, assembleias, acompanhamento e apoio nas lutas junto aos pequenos agricultores (as), combatendo as injustiças.

Missão da CPT

Convocada pela memória subversiva do Evangelho da Vida e da Esperança, fiel ao Deus dos pobres, à terra de Deus e aos pobres da terra, ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas, seguindo a prática de Jesus. A CPT reafirma seu caráter pastoral e retoma, como novo vigor, o trabalho de base junto aos povos da terra e das águas, como convivência, apoio, acompanhamento e assessoria.

Ações da CPT – Picos:

– EIXO: Organização e Gestão Comunitária:

> Acompanhamento ao Acampamento Paulo Freire em Pio-IX (Organização de grupos de mulheres para trabalharem em projetos de geração de renda em Paulo Freire I e II / Audiências no INCRA e INTERPI);

> Acompanhamento à comunidade de Olho D’agua – São José do Piauí;

> Trabalho de base nas comunidades sobre a realidade agrária.

– EIXO: Meio Ambiente:

> Trabalho de conscientização sobre os impactos socioambientais dos grandes projetos (a mineração, a energia eólica, a transnordestina) nos municípios de Curral Novo e Paulistana.

– EIXO: Trabalho Escravo:

> Trabalho de conscientização através de palestras seminários sobre a migração forçada e o trabalho escravo.

Para a concretização dos trabalhos existe uma equipe diocesana composta:

Coordenadora: Maria Hilda de Sousa Santos;

– Francisca dos Anjos (Itainópolis);

– Marilene Rosalina (Tapuio-Queimada Nova);

– Sebastião Domiciano (Sumidouro-Queimada Nova);

– João Delmiro de Carvalho (Assentamento Paulo Freire-Pio-IX);

Irmã Fátima (Picos).

 

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email