CEB’s realiza Assembleia Diocesana

Aconteceu no dia 25 de novembro, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, a Assembleia Diocesana de CEB’s – Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Picos. O objetivo principal da assembleia foi discutir o tema: “CEB’s e os desafios do mundo urbano” como atividade de preparação ao 14º Intereclesial das CEB’s que acontecerá de 23 a 27 de janeiro de 2018, em Londrina – PR.

A assembleia foi assessorada pela professora Aurenir Paiva e coordenada pela Equipe Diocesana de Articulação das CEB’s e pelo padre referencial na Diocese de Picos, Antônio Mendes Neto.

A professora Aurenir que é membro da equipe de articulação das CEB’s e assessora iniciou os trabalhos de estudo do tema a partir de uma dinâmica de apresentação. Na ocasião, solicitou que todos os participantes se organizassem em duplas para em seguida dizer o nome, o nome da comunidade e citar dois gritos da realidade onde vive. Indiferentismo religioso, drogas que atinge a juventude, desesperança, suicídio, abandono e exploração de idosos pelas famílias, alcoolismo que atinge pessoas de todas as idades, seca, comodismo, falta de cuidado com a terra e com água, individualismo, pouco compromisso com a vivência dos sacramentos foram os gritos mais citados pelos participantes.

Após a apresentação foi feita a leitura do texto Bíblico Lucas (24, 13-25) e os participantes foram organizados em grupos para refletir de acordo com a temática trabalhada seguindo as orientações. Após a plenária dos grupos, a assessora fez as considerações de forma interativa utilizando muitos símbolos, e em seguida, foram debatidos cinco temas com a utilização da cartilha em preparação ao intereclesial das CEB’s.

Concluindo, os participantes realizaram a avaliação da assembleia ressaltando o seu aproveitamento através da aprendizagem, interação, estudo da realidade a luz da palavra de Deus, presença de pessoas pela primeira vez, compromisso e perseverança.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email