Católicos participam da festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Jaicós

Para a comunidade católica de Jaicós, 24 de setembro é dia celebrar a festa de Nossa Senhora das Mercês, uma tradição que se mantém viva há 293 anos. Este ano, a festa teve como tema “Virgem das Mercês: Mãe de Misericórdia”.

Pela manhã foi realizada a Missa Solene da Festa da padroeira. A Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres Antônio Mendes, Edivaldo Santos, Fernando Amando e Paulo Henrique.

3

A fé e devoção por Nossa Senhora das Mercês fez com que os fiéis enfrentassem o sol forte para assistirem a celebração, que teve início às 8h, no adro da Igreja Matriz.

À tarde aconteceu a tradicional procissão, ato religioso que marca o encerramento das festividades da padroeira. Uma multidão de fiéis acompanhou a imagem de Nossa Senhora das Mercês pelas ruas do centro da cidade.

Para grande parte dos fiéis, a procissão é momento de agradecer pelas graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora das Mercês. Vestir roupas brancas e caminhar com os pés descalços são algumas das manifestações de agradecimento.

De volta à Igreja Matriz, a comunidade participou do descerramento da bandeira e bênção do Santíssimo Sacramento.

Para o padre Antônio Mendes, pároco, foram dias de muita evangelização. “É um período onde a Igreja se fortalece, quando as pessoas se aproximam mais para participar. Nosso pedido é que continuem firmes e fortes na fé, praticando no dia a dia os ensinamentos deixados por Jesus”, disse.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email