Católicos participam da celebração da Ceia do Senhor e lava-pés na Catedral de Picos

A comunidade católica de Picos participou no final da tarde e início da noite dessa Quinta-feira Santa (25/03) da celebração em memória da última Ceia do Senhor presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva na Catedral Nossa Senhora dos Remédios. A solenidade da quinta-feira santa relembra a última Ceia de Jesus e inicia a festa da páscoa, a memória da morte, sepultura e ressurreição do Cristo.

“A Cerimonia da Quinta-feira Santa dá inicio ao Trido Pascal. O que estamos fazendo hoje é o que Jesus pediu, fazei isto em memoria de mim, portanto essa celebração não é apenas uma encenação do que aconteceu no inicio daquela noite lá em Jerusalém antes do dia que Jesus foi morto, esta celebração é o memorial, é a atualização do que celebramos. Nós não estamos lá em Jerusalém como os apóstolos, mas estamos aqui fazendo a mesma coisa que aconteceu lá. Essa celebração tem um sentido de elevado valor, pois é o dia da instituição da Missa, é o aniversário da única Missa que Jesus celebrou como ceia com seus discípulos na quinta-feira antes de ser preso, torturado e morto”, explicou Dom Plínio na homilia.

O Bispo ainda falou do gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos. “Jesus começa com um gesto que para os discípulos foi inesperado, uma pessoa de estimado valor, de elevada posição até universal se coloca na posição de escravo, pega uma toalha coloca na cintura e começou a ceia lavando os pés das pessoas do convívio, os discípulos não esperavam por essa, a reação foi imediata, eles tinham toda consideração e respeito a Jesus e um deles reage rejeitando de lavar os seus pés, mas Jesus justifica que o que ele estar querendo é uma iniciativa dele e disse: se eu não lavo os seus pés você não terá parte comigo”, concluiu.

Após a homilia, aconteceu o gesto do lava-pés, que também foi realizado por Jesus durante a última ceia. Este ano em sintonia com a Campanha da Fraternidade, a igreja convidou os responsáveis pela limpeza pública da cidade de Picos, como representação dos 12 apóstolos.

28

Ao término da celebração, o bispo, os padres, os ministros da eucaristia, os Acólitos e os fiéis transladaram o Santíssimo Sacramento para um altar ao lado direito da Catedral. A cerimônia culminou com a vigília realizada até meia noite pelas pastorais, serviços e movimentos religiosos.

Confira aqui todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email