CÁRITAS DIOCESANA DE PICOS

A Cáritas Diocesana de Picos, foi fundada em 12 de dezembro de 2003, e se constitui como entidade civil filantrópica, sem fins lucrativos. As suas várias iniciativas visam promover ações de formação e organização das comunidades rurais e urbanas; atender situações de emergência sociais e naturais; estabelecer parcerias com entidades da sociedade civil que visem a assistência e a promoção humana; fomentar o espírito de solidariedade e a consciência humanitária nas pessoas e grupos; alocar recursos em entidade brasileiras ou não para seus programas e ações. Atualmente a Cáritas Diocesana, coordenada por uma equipe ampliada de voluntários, desenvolve atividades de cárter assistencial e educativo em todo o território da Diocese de Picos. Destacam-se:

1. Projeto de Capacitação Integral de agricultore(a)s para a convivência com o semiárido. Ações desenvolvida em parceria com a entidade espanhola MANUS UNIDAS que visa promover a geração de renda, o domínio de técnicas de produção de alimentos no semiárido e a educação para a cidadania e o cooperativismo. O projeto está em execução nos municípios de Pe. Marcos-PI – Paróquia de Santo Antônio – e Itainópolis – Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

2. Em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através do NET – Núcleo de Estudo da terceira Idade, se oferece informações médicas, psicológicas, formação espiritual… visando a inclusão social e melhoria da qualidade de vida para pessoas na terceira idade.

3. Projeto de Inclusão Digital – Oferece a jovens da periferia da cidade de Picos, bairro Morada do Sol, Paróquia São José Operário, espaço de convivência e formação, com acesso a computadores e internet.

4. Projeto Morador de Rua. Em parceria com a Faculdade R.Sá e representantes da Pastoral do Povo de Rua foi feito o levantamento dos moradores de rua da cidade de Picos, identificados locais de agregação, buscando definir estratégias de promoção humana, social e política das pessoas que vivem na rua.

5. Presença nos Conselhos de Assistência Social, da Pessoa Idosa, da Criança, do Meio Ambiente. Fóruns da sociedade civil onde se discute a elaboração e efetivação das políticas públicas para a população da cidade de Picos.

6. Acompanhamento de idosos em situação de vulnerabilidade através do Abrigo Joaquim Monteiro, que funciona às margens da BR 316, Bairro Conduru, Picos-PI, onde 20 idosos recebem assistência material, médica, afetiva, espiritual.

7. Em parceria com a sociedade civil, com comerciantes e entidades governamentais arrecada, organiza e distribui cesta básica de alimentos para a população. Particularmente para aqueles que estão sofrendo com seca nos 44 municípios da Diocese de Picos.

DIRETORIA
Presidente: Dom Plínio José Luz da Silva
Vice Presidente: Pe. Espedito Antônio Oliveira
I Tesoureiro: Pe. Francisco de Assis Sousa
II Tesoureiro (a): Maria Domini Leopoldo Lelis
I Secretária: Ir. Maria Augusta Mendes Bispo
II Secretário: Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira

CONSELHO FISCAL
I Titular: Antônio José Costa de Oliveira
II Titular: Ir. Maria da Consolação Rodrigues Aires
III Titular: Diác. Marcos Vinícius Rocha Araújo
I Suplente: Maria Odete de Sousa Barros
II Suplente: Luiza Ana de Moura
III Suplente: Josina Anastácia Ramos Alencar

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email