Cáritas Diocesana de Picos promove confraternização com pessoas em situação de rua

A Cáritas Diocesana de Picos, com o apoio das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e vários leigos, promoveu na tarde desta quarta-feira, 20 de dezembro, no Centro de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, uma confraternização com diversas pessoas que vivem  em situação de rua nas praças da cidade de Picos e outras que sempre aparecem no período próximo ao Natal do Senhor provindas de outros Estados para pedir esmolas.

O evento reuniu diversos jovens e casais dedicados para oferecer uma boa recepção aos pobres.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se a ornamentação do local, cortes de cabelos, distribuição de lanches, presentes para as crianças, roupas e kits de higiene, visando atender as pessoas que não encontram espaços dignos para viver.

 

Às 17:30h, aconteceu a Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo pároco da Paróquia São Francisco de Assis e Diretor da Cáritas Diocesana de Picos, Pe. Feliciano dos Santos Dias. Participaram também da celebração, o seminarista Fernando Pereira, as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, diversos casais e jovens, bom como as famílias pobres homenageadas.

Para Dom Plínio José Luz, “este é um momento fraterno, construído pela proximidade das pessoas em situação de rua. Já acontece há vários anos e é uma oportunidade para as pessoas de boa vontade serem solidárias com os irmãos e irmãs que vivem abandonados na sociedade sem encontrar um alegrar digno para viver. Que o nosso coração se prepare bem para o verdadeiro Natal de Jesus Cristo, que se faz presente nos pobres sofredores”, afirmou.

Dom Plínio José Luz da Silva

Para o Coordenador da Cáritas Diocesana, Pe. Feliciano dos Santos, essa confraternização é “um momento muito importante, tanto para as pessoas em situação de rua como para os grupos, pastorais e movimentos da Diocese de Picos, que durante todo o ano vêm fazendo um trabalho nesse sentido de estar dando um apoio às pessoas que vivem na rua”, disse.

Padre Feliciano Santos 

A jovem Joyce Ires, explica como é a participação da juventude no trabalho voluntário para com as pessoas em situação de rua: “uma vez ao mês, durante todo o ano, os jovens da Pastoral da Juventude e os Jovens do EJC vêm até o Centro de Apoio preparar a alimentação para os pobres. Aqui, conversamos com eles e fazemos momentos de espiritualidade”, afirma.

Joyce Ires

A Irmã Maria da Consolação, da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, disse: “aqui no Centro de Apoio às Pessoas em Situação de Rua, através da Palavra de Deus vamos a essas pessoas, para que elas possam, de alguma forma, sair dessa situação”.

Irmã Maria da Consolação

Este é o segundo ano que acontece a confraternização, e busca proporcionar momentos de alegria e solidariedade para aqueles que enfrentam desafios diários nas ruas da cidade de Picos/PI, bem como as pessoas que vêm de outros Estados e ficam na rua.

O Centro de Apoio à Pessoas em Situação de Rua fica localizado na Av. Senador Helvídio Nunes, 1609, próximo do Centro de Treinamento Diocesano (CTD) e funcionando nas segundas, quartas e sextas-feiras, com atendimento, a partir das 14:00h.

Veja no link abaixo todas as fotos.

Clique aqui

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email