Cáritas diocesana de Picos entrega casa para família carente

Uma família residente no Bairro Parque de Exposição foi beneficiada com uma casa nesta sexta-feira, 29 de novembro. A aquisição se deu por meio de ações da Cáritas diocesana de Picos e por meio de parcerias com outras instituições. A entrega aconteceu nesta sexta-feira e contou com uma missa celebrada pelo Bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José.

No final do ano de 2018, devido os danos causados pelas fortes chuvas, a casa da idosa de 84 anos, Maria Cecília, localizada na Rua Jaicós, 168, Bairro Parque de Exposição, havia sido condenada pela Defesa Civil de Picos. Dona Maria, residia no local com mais 5 pessoas e foi solicitado pelo referido órgão, que ela deixasse o local.

De acordo com Francisca Rosa que além de ser membro da Associação de Moradores do Parque de Exposição é uma integrante voluntária da Cáritas de Picos. Ela conta que a família vivia em situação precária e durante uma reunião da diretoria da Cáritas, foi apresentado pelo Bispo Dom Plínio, um recurso que havia chegado à instituição por meio de uma doação de um padre de Belo Horizonte, voltado para ajudar as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas.

“Na reunião apresentei a situação dessa família que era mais precária, pois tinha idosa e crianças. Daí foi verificado e constataram que a família de fato precisava dessa ajuda para a construção da casa. Fomos unindo forças, foi uma batalha muito forte, pois tivemos que legalizar tudo, correr atrás para retirar os entulhos, onde, tudo isto teve um custo não só financeiro, mas de burocracia também”, contou a integrante da Cáritas.

Foto: Arquivo pessoal – Entrega da residência

Francisca Rosa ainda destaca que devido à falta de recursos, contaram com a ajuda de uma arquiteta para fazer o projeto da casa e um engenheiro para assinar o projeto. E só no segundo semestre deste ano, com tudo regularizado foi que a obra teve início.

“Dia 17 de setembro foi quando iniciamos a obra, e buscamos apoio, pois apenas o recurso da Cáritas não dava. Conseguimos uma parceria com a prefeitura para doação de alguns materiais, a própria diocese doou telhas, até que conseguimos entregar a casa pronta. Nós enquanto Cáritas nos alegramos muito, e é um sinal que podemos ir mais além, mesmo diante das nossas dificuldades e limitações”, finalizou Francisca Rosa.

Entrega da Casa

Após um período de construção, nesta sexta-feira, 29 de novembro, foi entregue a casa para a família de Dona Maria Cecília. No ato da entrega foi celebrada uma missa presidida pelo Bispo diocesano de Picos, Dom Plínio e concelebrada pelo padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho).

A família sente-se grata pelas ações idealizadas pela Cáritas e pelas diversas parcerias que uniram forças em prol da construção da casa.

Por: Isael Pereira
Assessor de Comunicação.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email